A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando agendamento pela internet, para vacinação contra a gripe, em quatro Unidades Básicas de Saúde, até sexta-feira (21). Além das unidades do Eldorado (Rua Tertuliano, 800), do Ernani Moura Lima (Rua Gerônimo Máximo, 30) e da Vila Casoni (Avenida Dez de Dezembro, 580), passa a atender, também, a UBS do Alvorada (Rua Poços de Caldas, 85).
Foram disponibilizadas 840 vagas por dia, para cada UBS. O agendamento para a vacinação deve ser feito no site da Prefeitura de Londrina. As outras 38 unidades, que já estavam atendendo a campanha, continuam com o agendamento por telefone.
A SMS esclarece que as UBS do Eldorado, do Ermani Moura Lima, da Vila Casoni e do Alvorada estarão atendendo exclusivamente à campanha de vacinação contra a gripe, até sexta-feira (21), por isso não estarão realizando a imunização contra a Covid-19.
Nesta fase da campanha, podem se vacinar os idosos acima dos 60 anos, os professores que atuam em instituições educacionais públicas e particulares de todos os níveis de ensino, além dos profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças a partir dos 6 meses até menores de 6 anos.
No caso dos professores, no ato da imunização é necessário apresentar declaração da unidade onde atuam, para comprovar seu vínculo profissional. Os idosos e os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de vacina da Covid-19. Os documentos pessoais também devem ser apresentados, por todas as pessoas, no ato da imunização.
Balanço parcial – Até o dia 15 de maio, o Município aplicou 35.996 doses na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Destas, 17.943 foram aplicadas em crianças; 7.735 em idosos; 5.803 em trabalhadores da saúde; 2.386 em gestantes; 1.732 em professores; e 397 em puérperas.
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.
A campanha de vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.