A 17ª Regional de Saúde, com base em Londrina, recebe nesta sexta-feira (28) mais uma remessa de vacinas contra Covid-19. Ao todo, são 26.125 doses que devem ser distribuídas entre 21 cidades.
O imunizante é da AstraZeneca/Fiocruz e a entrega faz parte da 21ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. O Paraná recebeu, ao todo, 352.750 doses. A previsão é que as vacinas saiam do Centro de Medicamentos do Paraná, na capital do estado, durante a tarde. o transporte para Londrina será terrestre.
Todas essas vacinas são destinadas à primeira dose. O imunizante da AstraZeneca inclui o grupo de comorbidades e pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte aéreo e portuários, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas e da educação.
Vacina da Pfizer
Além disso, também as 37.440 doses da Pfizer/BioNTech que chegaram ao estado na última quarta-feira (26) também seguem ao interior. Desse montante, 3.510 doses terão Londrina como destino. As vacinas da Pfizer chegam na próxima segunda-feira (31).
Outras cidades da região também recebem as doses da farmacêutica estadunidense: Apucarana – 1.170 doses, andeirantes – 1.170 doses, Jacarezinho – 1.170 doses e Santo Antônio da Platina – 1.170 doses.
A vacina possui validade de até seis meses quando conservado em -80ºC a -60ºC. Se a vacina for mantida na temperatura -25ºC a -15ºC, a validade é de 14 dias. Quando “descongelada”, de 2ºC a 8ºC, a durabilidade é menor, o que exige aplicação instantânea.
O quantitativo por município considera a estimativa populacional dos grupos atendidos. Nesta remessa, o Ministério da Saúde orienta que as doses sejam destinadas para primeiras aplicações (D1). Os grupos atendidos serão pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.