Mais três casos foram confirmados de Covid-19 com a variante Delta no Paraná nesta sexta-feira (9). As cidades de Rolândia, Francisco Beltrão e Mandaguari apresentaram um caso que, somados com mais quatro de Apucarana, já contabilizam sete em todo o Estado.
A secretaria de Saúde de Rolândia convocou a imprensa nesta sexta-feira (9) para detalhar sobre o caso de um paciente que positivou para Covid-19 no município com a variante Delta, mas a secretária Paloma Pissinati fez uma videoconferência anterior com o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, que vetou o pronunciamento do município. Foi decidido que só o Governo se manifestará a respeito.
Por conta de todos esses casos, o Estado iniciou o trabalho de investigação ampliada de casos da variante Delta com a participação de uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), do Ministério da Saúde.
Segundo o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, o município receberá o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado para realizar o mapeamento sobre a nova cepa. “Esse exame é feito aleatoriamente, coincidentemente aconteceu nessa senhora de Rolândia. Ela já foi até curada. Não é motivo para pânico, mas temos que resguardar cada vez mais. Vamos nos cuidar, porque o governo fala até de uma terceira dose de vacinação, mas não chegamos nem na primeira ainda. Use máscara, use álcool gel, não vamos aglomerar”, disse o prefeito. Veja vídeo!
Em Rolândia, uma mulher de 59 anos foi internada, necessitou de oxigênio, mas já teve alta e desde o dia 12 de junho e segue em monitoramento. O caso de Francisco Beltrão é um homem de 60 anos que começou a ter sintomas do dia 10 de junho, coletou exame de RT-PCR, precisou de internamento com suporte ventilatório e teve alta em 18 de junho. Ele segue o monitoramento clínico em casa. O caso de Mandaguari é um homem de 28 anos. Ele teve sintomas e foi internado no início de abril. Chegou a ter alta, mas retornou à unidade hospitalar em junho, teve o quadro agravado com intubação e foi a óbito em 29 de junho.