A partir desta terça-feira (1°), o atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19 e demais problemas respiratórios terá mudanças na Unidade Sentinela e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santo Antônio da Platina/PR.
Na Unidade Sentinela, na avenida José Palma Rennó, serão concentrados apenas os procedimentos de teste rápido de Covid-19, sem consultas médicas. Já as UBS terão atendimento exclusivo no período da manhã para pacientes com sintomas respiratórios, sendo alocados para a tarde os demais atendimentos médicos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Gislaine Galvão, a mudança foi necessária para evitar a aglomeração de pessoas, principalmente da Unidade Sentinela. “A reorganização do fluxo irá evitar a contaminação de gestantes e demais pessoas que precisam de atendimento médico e ficavam no mesmo ambiente de casos respiratórios. É importante que a população procure os postos de saúde nos horários destinados à sua necessidade, evitando filas e melhorando assim as condições de atendimento”, explica.
A orientação, segundo a secretária, é que pacientes que estão com sintomas respiratórios como febre, dor de garganta, coriza e mal estar por um ou dois dias devem primeiramente procurar o posto de saúde para agendar uma consulta médica. Já nos casos em que os sintomas duram mais de três dias, a orientação é seguir diretamente para Unidade Sentinela para fazer o teste rápido para Covid-19. “Existe este intervalo para fazer o exame de covid, pois nos primeiros dias de sintomas é possível que o teste rápido dê negativo. Mas cabe salientar que a consulta médica é imprescindível nos primeiros dois dias para pessoas com sintomas, pois existem muitas doenças do trato respiratório além da Covid-19 como a H1N1 e H3N3 por exemplo”, descreve Gislaine.
Nos casos em que o cidadão teve apenas contato com positivados para covid, sem apresentar sintomas, o teste deve ser feito após cinco dias, na Unidade Sentinela.
Vila Ribeiro terá horário inverso
A UBS da Vila Ribeiro será a única no município com horário diferenciado das demais. Lá, os atendimentos regulares serão na parte da manhã e os de trato respiratório no período da tarde e à noite. A diferenciação, segundo a Secretaria de Saúde, é devido ao maior número de moradores atendidos na unidade e ao horário estendido de atendimento até às 21h.