Com o aumento do número de casos de Covid-19 em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde acendeu um alerta, mas ainda não fala em possíveis restrições. A pasta garante que não há motivo para pânico, e sim para atenção, reforçando que a melhor alternativa para a redução dos números é a vacinação.
Nesta sexta-feira (18), Londrina divulgou o boletim de Covid-19 da Saúde, que registra 419 casos confirmados da doença. Na semana anterior, a secretaria havia divulgado 78 novos casos, o que representa um aumento de 437% em sete dias.
Além dos novos casos, o boletim informou mais uma morte, totalizando 2.621 óbitos pela Covid-19 no município.
Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, é fundamental que as pessoas se vacinem. “A gente precisa, nas próximas semana, aumentar o número de londrinenses vacinados, seja com a quarta dose que acabamos de liberar, seja terceira dose de quem está em atraso ou até mesmo as pessoas que não começaram o protocolo vacinal, para não correr o risco de uma nova onda de Covid na cidade”, afirmou.
Por conta deste aumento de casos, o HU (Hospital Universitário) de Londrina decidiu em reunião nesta sexta-feira (18), que a instituição adotará novos procedimentos de atendimento, ou seja, um novo protocolo.
O HU apresentou um novo cenário na pandemia de Covid-19: o número de casos positivos entre funcionários, que estava perto de zero, voltou a crescer. Ao todo, cerca de 35 colaboradores estão infectados com o vírus.
O hospital está em alerta e se prepara para receber pacientes em um possível aumento de casos, mas ressalta que a situação não é alarmante e, por isso, ainda não se faz necessária a aplicação de medidas mais rígidas.
Mutirão da vacinação
Neste sábado (19), das 7h às 19h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende vacinar 10 mil pessoas com mais de 18 anos. A ação será realizada em forma de mutirão em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de todas as regiões da cidade, e faz parte da imunização da segunda dose de reforço, para a população em geral.
Aqueles que agendaram um horário precisam lembrar de imprimir o comprovante com Código QR, que precisa ser apresentado no dia e local escolhido, e de levar a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto, que pode ser o RG ou a carteira de motorista, por exemplo.
Crianças
A SMS liberou nesta sexta-feira (18) o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para crianças com idade a partir de seis meses até menores de três anos. No total, o Município recebeu 790 doses da vacina Pfizer Baby, destinada a esse público-alvo, da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa).
Neste sábado (19), das 7h às 19h, a SMS realizará uma ação de vacinação para 300 crianças dessa faixa etária no Centrolab (Rua Benjamin Constant, 500). O recebimento das doses pode ser agendado no site da Prefeitura (clique aqui). No ato da vacinação, os pais ou responsáveis devem comparecer munidos de seu próprio documento de identificação e da certidão de nascimento ou RG da criança.