A secretaria municipal de Saúde de Londrina faz um alerta à população em relação a casos de Dengue durante as férias escolares. Nesse período, a infestação geralmente aumenta já que muitos imóveis ficam fechados por conta de viagens, somado às chuvas de verão, que contribuem para a proliferação.
Até o dia 21, o Município emitiu quase 14 mil notificações, totalizando 3.126 casos confirmados e duas mortes. Número bem menor do que no ano passado, que fechou com mais de 7.300 confirmações e oito óbitos. Ainda assim, são números que preocupam, segundo aponta o secretário de Saúde, Felippe Machado.
"São números elevados, mais de três mil casos confirmados, que mostram a gravidade da Dengue e a circulação do mosquito na nossa cidade”, disse.
Apesar desta ser a última semana do ano, cerca de 170 agentes de endemias seguem trabalhando até sexta-feira (30), vistoriando quintais e checando possíveis focos do mosquito que possam vir a se tornar criadouros.
Na próxima segunda-feira (1º) é ponto facultativo e as equipes não trabalham. Elas voltarão às ruas na terça-feira (2) para a coleta do Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti), que vai até sexta-feira (6). O último levantamento, realizado em outubro, apontou que de cada 100 imóveis, três tinham focos da dengue.