A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta terça-feira (13), uma série de orientações para quem deseja emitir o certificado on-line de vacinação contra a Covid-19. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrin, o documento vem sendo requisitado por pessoas que pretendem viajar a países que só permitem a entrada de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus. “É um documento oficial, emitido pelo Ministério da Saúde, que se refere exclusivamente à vacina contra a Covid-19. Quem precisa comprovar ter sido vacinado contra a febre amarela, por exemplo, deverá emitir outro documento”, disse.
É importante lembrar, porém, que o viajante deve verificar, junto à agência de viagens ou aos serviços consulares do país de destino, se o certificado atende aos critérios definidos por aquela destinação para a entrada de visitantes estrangeiros.
Para obter o certificado, é preciso acessar o aplicativo ou website da plataforma ConecteSUS (clique aqui). Caso o usuário não seja cadastrado, será necessário clicar no botão “Crie sua conta gov.br”, do lado esquerdo da tela, e registrar seus dados para poder prosseguir. Após acessar a plataforma, deve-se clicar no botão “Vacinas” para visualizar os dados relativos à vacina contra a Covid-19, como fabricante, data e doses.
Em seguida, será possível gerar o certificado de vacinação digital, ao clicar no botão localizado na parte inferior da tela. O documento gerado conterá todas as informações do cidadão e um QR code disponível em português, inglês e espanhol, caso ele esteja completamente vacinado. Após salvar o arquivo digital do certificado, o usuário terá à sua disposição a carteira de vacinação completa, que inclui o QR code para validação do documento, dados de identificação, lote da vacina, local e código do vacinador.