Tem sido baixa a procura pela 3ª e 4ª doses de vacina contra a Covid-19 em Londrina. Para a Secretaria de Saúde, a população começou a se esquecer da pandemia o que traz um perigo.
A 3ª dose, que está liberada para a faixa etária acima dos 18 anos, foi aplicada em um público que representa cerca da metade da 2ª dose.
De acordo com o último vacinômetro da Secretaria de Saúde, com dados até segunda feira (2), mais de 443 mil londrinenses receberam a 2ª dose contra a Covid-19.
Já o número que recebeu a 3ª ou a dose da Janssen, que também é de reforço, não chegou a 280 mil.
Para a 4ª dose, que está liberada para o público com mais de 60 anos, 26 mil pessoas foram atrás da proteção.
“É natural que as pessoas comecem a esquecer um pouco da pandemia e isso é muito perigoso e equivocado. O que nos deu um fôlego, um respiro e a possibilidade de retomar a nossa vida ao normal, e ainda estamos nesse processo de transição, foi justamente a vacinação. Então as pessoas precisam cumprir o seu calendário vacinal”, alerta o secretário de Saúde, Felippe Machado.
Por enquanto, a Secretaria de Saúde de Londrina não tem previsão de ampliar a faixa etária para a dose de reforço.
“Nesse momento não. O estado do Paraná até foi protagonista em relação à ampliação, o Ministério da Saúde anunciou recentemente a ampliação para 70 anos e aqui já estamos vacinado todos os idosos com mais de 60 anos, até mesmo porque temos essa disponibilidade de vacina”, afirma o secretário de saúde.