Londrina recebe nesta sexta-feira (06) o programa “Saúde Visual na Estrada”, unidade móvel de atendimento que beneficiará até seis mil pacientes que estão na fila do SUS (Sistema Único de Saúde). o projeto chega à cidade graças à união da ONG Renovatio com o Hoftalon (Hospital de Olhos de Londrina) que fará os atendimentos das 8h30 às 18h30 em uma carreta totalmente equipada, estacionada em frente ao marco zero até dia 06 de novembro.
O Hoftalon é uma instituição referência regional de alta complexidade oftalmológica no norte do Paraná. Em 2020 realizou mais de 100 mil atendimentos e mais da metade deles foram de pacientes do SUS. “O objetivo deste projeto inédito é agilizar e reduzir a fila do sus de Londrina e região”, afirma Rodrigo Hasegawa, diretor executivo do Hoftalon.
Hasegawa ressalta que os atendimentos na unidade móvel são exclusivamente para aqueles pacientes que estão na fila do SUS. Serão realizados atendimentos e diagnósticos em glaucoma, retina, catarata e refração, todos com muita segurança, seguindo rigidamente todos os protocolos.
Sobre a ONG Renovatio
A ONG Renovatio é uma Organização Sem Fins Lucrativos que promove o acesso à saúde visual de qualidade por meio de consultas oftalmológicas e doação de óculos para quem mais precisa. A ONG já possibilitou a realização de mais 200 mil atendimentos e doou mais de 60 mil óculos em 23 estados do Brasil.
Em Londrina serão doados 2 mil óculos para os pacientes que forem atendidos pela carreta. “Queremos que esse projeto seja um piloto, para que possamos transformar o cenário da saúde visual no Brasil”, contou o Diretor Presidente da Renovatio, Ralf Toenjes.
A proposta, segundo Toenjes, é ter uma iniciativa que deixe os processos de saúde mais eficientes. “Este é um marco muito bonito para a Renovatio e o Hoftalon é um parceiro nesta empreitada”, disse.