O 1º lote da vacina Pfizer deve chegar a Londrina nesta segunda-feira (17). Seguindo a pauta de distribuição do Ministério da Saúde, os imunizantes devem ser destinados para vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. Todas as doses são destinadas à primeira aplicação. O intervalo de aplicação é de doze semanas.
Além de Londrina, os municípios de Cascavel, Curitiba e Maringá também vão receber doses da farmacêutica norte-americana. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a distribuição do imunizante é diferente dos demais.
“Muda um pouco a dinâmica da distribuição, porque todos sabem que ela precisa de 70 graus negativos, diferente das outras”, explicou o governador.
A vacina da Pfizer deve chegar descongelada a Londrina, o que requer mais rapidez na aplicação. De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, é necessário realizar as aplicações em três ou quatro dias.
“Estamos nos preparando para que tão logo chegue a vacina, a gente tenha condições de aplicar todas as doses. Independente disso, nós temos condições de fazer o armazenamento”, garantiu Belinati.