Cerca de 2420 pessoas que tiveram os cadastros liberados em Londrina podem começar a ser imunizadas com a dose da Pfizer contra a Covid-19 nesta quarta-feira (19). Elas devem fazer o agendamento para receber a dose. As vacinas chegaram a cidade nesta terça-feira (18) e por conta da conservação, elas precisam ser usadas nos próximos cinco dias. Ao todo, a remessa enviada a cidade conta com 5.850 doses.
"Hoje tem aproximadamente mil agendados. Quantas pessoas agendarem, quantas pessoas vamos tentar vacinar", aponta o Secretário de Saúde, Felippe Machado.
O material que estava em um local não divulgado, já foi encaminhado à Central de Imunização na zona norte. No local ficará centralizada a aplicação das vacinas da Pfizer nessa etapa.
Segundo a secretaria de Saúde, o município segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por isso, as doses são destinadas para as pessoas acima de 50 anos que possuam comorbidades e pessoas com deficiências permanentes. Além disso, as doses serão usadas para a retomada da vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades.
"Essas vacinas não pode ser guardadas para aplicação da segunda dose, pois têm que ser usadas em até cinco dias. Mas diariamente, a Secretaria recebe novos cadastros. Então nossa expectativa é que hoje cheguem mais envelopes, já estamos em mutirão fazendo todas as essas avaliações e vamos aguardar uma Orientação da Sesa em relação a outros grupos", disse Machado.
Quem fez o cadastro, mas ainda não agendou ou sabe se teve liberação, a Secretaria segue enviando mensagens de texto para os cadastrados. As pessoas que fazem parte dos grupos contemplados podem agendar horário clicando aqui.
O Centro de Imunização, que funciona junto ao Centro de Convivência do Idoso – Norte (R. Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília).