Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Vereadores autorizam o município de Londrina a comprar vacinas contra a Covid-19

09 mar 2021 às 20:14
Por: Da Redação

Na noite desta terça-feira (9), a Câmara Municipal de Londrina aprovou o projeto de lei nº 38/2021 que autoriza a prefeitura a comprar vacinas contra a Covid-19 e aderir a consórcio público para aquisição dos imunizantes. A votação ocorreu durante a sessão ordinária que foi transmitida ao vivo pelos canais da CML no Facebook e no Youtube. O PL foi aprovado em primeiro turno com 17 votos favoráveis e duas ausências, pois os vereadores Jairo Tamura (PL) e Beto Cambará (Podemos) estavam em viagem. A proposta retorna à pauta na sessão da próxima quinta-feira (11) para ser discutida em segunda votação.

O projeto de lei nº 38/2021, de autoria do executivo, foi protocolado na última quinta-feira (4) e tramita em regime de urgência por solicitação do prefeito Marcelo Belinati (PP). O PL autoriza o município a comprar e distribuir vacinas contra a covid-19 para aplicação nos cidadãos de Londrina, caso a União não adquira e distribua "em tempo hábil" doses suficientes para vacinação nos grupos previstos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Contudo, o projeto não especifica o termo "tempo hábil". 

A Prefeitura de Londrina também fica autorizada a firmar protocolo de intenções para aderir a consórcio público para compra de vacinas contra a covid-19. Até o momento, o Executivo Municipal manifestou intenção em ingressar no consórcio idealizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o que deve ser formalizado até o dia 22 de março por meio da aprovação em definitivo do presente projeto de lei. 

Explicações 
Durante a sessão ordinária, os secretários municipais de Saúde, Felippe Machado, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, tiraram dúvidas dos parlamentares a respeito do projeto. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não definiu a quantidade de doses necessárias, mas a meta é completar a vacinação para idosos com mais de 60 anos. A estimativa é investir aproximadamente R$ 10 milhões para compra dos imunizantes, segundo Canhada.  

Pareceres 
A Comissão de Justiça, Legislação e Redação manifestou-se favoravelmente ao PL, acatando em partes o parecer da Assessoria Jurídica da CML. A Comissão de Finanças e Orçamento emitiu voto favorável à proposta. A Comissão de Seguridade Social também deu aval ao projeto de lei, em contrariedade ao parecer da Assessoria Técnica.

Com assessoria

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Tarobá Cidade

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Ciência e saúde

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Bombeiros resgatam homem de 39 anos após 10 minutos submerso no Lago Igapó

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Paraná
Paraná

Sul tem previsão de ciclone extratropical de "altíssimo risco", diz Metsul

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.