O Hospital Evangélico de Londrina divulgou nesta sexta-feira (26) uma nota para esclarecer vídeos que estão circulando nas redes sociais e que mostram superlotação e sujeira no Pronto Socorro.
As imagens foram divulgadas na última quinta-feira e mostram leitos lotados e pacientes reclamando de falta de limpeza no local.
Em nota, o Hospital ressaltou que PS do Hospital, assim como os demais prontos-socorros que são credenciados ao SUS em Londrina, está com a capacidade de ocupação máxima.
Na data citada a taxa de ocupação da instituição estava em 102,59%, com 34 pacientes internados no PS, sendo 10 vagas de UTI e 2 em ventilação mecânica.
A nota diz ainda que, conforme pactuações de gerenciamento com todos as entidades públicas, o Hospital Evangélico não possui cadastro de leitos de isolamento para pacientes com Covid-19.
A instituição disponibilizou uma área destinada para atendimento desse pacientes enquanto aguarda a confirmação do resultado de exames para solicitação de transferências para hospitais de referências de atendimento ao paciente com Covid-19.
Ainda segundo o Evangélico, a transmissão da doença acaba ocasionando o afastamento dos colaboradores da Instituição pertencentes ao grupo de risco, ou sintomáticos respiratórios. Tal conduta ocasionou uma sobrecarga as equipes em serviço e as suas rotinas e protocolos de trabalho.