Vários setores de Cascavel ficaram fechados durante a pandemia de coronavírus. Além disso, um novo decreto determinou a alteração de horários de atendimento.
As academia estão nessa classe. O Núcleo Setorial de Academias de Cascavel fez um ofício ao Prefeito pedindo ajuda para o setor.
Confira:
Excelentíssimo Senhor Prefeito, o Núcleo Setorial de Academias de Cascavel e o Sinacad Oeste, vem por meio deste ofício, implorar para atenção do nosso ramo que é um dos mais prejudicados e agoniza devido aos efeitos causados pela pandemia.
Sabemos a enorme pressão que excelentíssimo está sofrendo para fechar o comércio e o quanto está preocupado com a vida e a saúde dos cascavelenses, nós também estamos. Mas gostaríamos que fosse considerado que nosso setor sempre teve o hábito de higienizar todos os equipamentos com álcool gel mesmo antes da pandemia.
Gostaríamos que considerasse que de acordo com o primeiro decreto, nosso setor foi o que passou a ter as regras mais rígidas para o atendimento.
Passamos a atender com somente 20% da capacidade; Passamos atender com horário marcado, agendamento, para justamente distribuir melhor esses 20% ao longo do período aberto;
Estamos proibidos até agora de trabalhar com as aulas coletivas, como ginástica, dança e natação;
Também não podemos atender clientes acima de 60 anos, abaixo de 12 anos e também clientes em grupo de risco;
Com todas essas restrições aplicadas ao nosso setor, caiu drasticamente a quantidade de clientes ativos nas academias;
Tínhamos organizado o agendamento dos clientes que restaram, agora com o novo decreto ficamos impedidos de trabalhar no nosso principal horário que justamente é das 6h às 10h e das 15h às 21h.
Fazendo a comparação é como se tivessem proibido os food trucks de trabalhar a noite, que é o horário de fluxo deles.
Ainda considerando que nenhum proprietário ou professor foi contaminado até agora, mesmo esses ficando muitas horas dentro das academias, diferente dos clientes que atualmente ficam apenas 45 min, concluímos que as medidas de higienização estão sendo feita com eficácia.
Considerando que o comércio em geral teve um aumento significativo nas vendas e consequentemente aglomeração por causa dos feriados comemorativos como dia das mães e dia dos namorados, o setor das academias não tiveram aumento nenhum no fluxo de clientes e nem foi constatado aglomeração nas academias o que comprova que vem sendo seguidas todas as normas exigidas.
Por isso pedimos sua atenção para com o nosso setor que está sofrendo nesse momento, nossa preocupação também se justifica para a manutenção dos empregos e a sobrevivência das academias, considerando tudo acima imploramos para que o senhor olhe com carinho para um setor que não está prejudicando o município.
Por favor, libere o atendimento da forma como estava antes com horário agendado desde as 6h até pelo menos o toque de recolher atual, pois infelizmente não resistiremos a mais de uma semana com o atual decreto, a quantidade de cancelamento nessa segunda e terça-feira foi enorme, pois os clientes que trabalham no comércio não podem vir a academia, pois essas fecham no mesmo horário que o comércio em geral.
Gostaríamos de agendar uma reunião mesmo que informal com o Secretário de Saúde Thiago Estefanello para expor todas as dificuldades do nosso setor.
Agradecemos desde já sua a compreensão e atenção em nome de todo o setor das academias e das mais de 2000 famílias que dependem delas.