A ação solidária do Dia da Bondade está se aproximando! O evento será realizado no dia 19 de junho, no estacionamento do Super Muffato da Avenida Duque de Caxias. Uma das instituições beneficiadas pela ação é o projeto Casa de Apoio Amigos do HU, que acolhe pacientes e familiares triados pela Divisão de Assistência Social do Hospital Universitário durante o tratamento no hospital.
A casa de acolhimento foi fundada em 1979 por um grupo de senhoras voluntárias do HU, denominado Associação das Senhoras Voluntárias do HU (ASVHU). O local surgiu após o grupo perceber as dificuldades enfrentadas por pacientes renais crônicos de municípios vizinhos a Londrina, que não conseguiam retornar para casa durante o tratamento de hemodiálise e não tinham condições financeiras para custear hospedagem. Em 1986, o projeto adquiriu uma sede própria para acolher pacientes e familiares.
Antes de ser chamada de Casa de Apoio Amigos do HU, a instituição era conhecida como “Casa do Renal Crônico de Londrina”, localizada na Rua Salgado Filho, no Jardim Aeroporto. Posteriormente, passou a se chamar Associação dos Voluntários do Hospital Universitário Regional Norte do Paraná (AVHU). Em 2018, com o objetivo de dar mais visibilidade à causa e ampliar o apoio da sociedade, a casa adotou o nome atual.
Hoje, o espaço está localizado na Rua João B. Rubinho, 113, na Vila Operária, e atende todos os tipos de pacientes, bem como seus acompanhantes com dificuldades financeiras. A estrutura oferece alojamento com cerca de 30 leitos (sendo 18 femininos, 9 masculinos e 1 para casos especiais), além de alimentação, acolhimento e solidariedade aos beneficiados.
Além do acolhimento e hospedagem, a Casa de Apoio Amigos do HU também distribui cestas básicas, roupas, calçados e medicamentos para pacientes em situação de vulnerabilidade social, triados pelo Serviço Social no momento de atendimento do HU.