O Corpo de Bombeiros registrou um aumento de 40% nos incêndios ambientais nesse início de ano. O tempo seco contribui, mas a principal causa das queimadas é humana. combater incêndios ocupa tempo das equipes do grupamento e gera altos gastos de água.
Essa fumaça toda aí foi filmada no início da semana por uma telespectadora do bairro Santo Onofre. A queimada foi perto da Uoppecan, o hospital do câncer.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 35 ocorrências a mais em 2020, entre janeiro e maio. A estiagem, a baixa umidade relativa do ar, contribuem, mas a causa quase sempre é humana.
Nessa queimada recente, no bairro nova Cidade, as chamas queimaram árvores grandes e quase atingiram a rede elétrica próxima de algumas casa.
Diante das queimadas, a população pode denunciar para Polícia Militar, Guarda Municipal ou a Secretaria de Meio Ambiente. No vídeo mostrado no início da reportagem.
Nós questionamos a Guarda Municipal de Cascavel, que nos encaminhou uma nota. Informou que no momento não havia equipe para o atendimento, mas destacou que a patrulha ambiental está trabalhando normalmente.
Reportagem Carlos Turmina