A Prefeitura do município de Toledo publicou neste sábado (25), em edição extraordinária do seu Órgão Oficial o decreto de Nº 792/2020, que delimita novas medidas no combate ao novo Coronavírus (Covid-19).
Horário de funcionamento do comércio varejista
Entre as principais medidas está a flexibilização do horário de funcionamento do comércio local, que a partir da publicação deste decreto irá funcionar de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00.
Reabertura das academias
Outra novidade é a reabertura das academias, que estavam fechadas desde o dia 20 de março. A partir desta segunda-feira (27), às academia de ginástica e musculação, academias de artes marciais, academias de personais, academias de CrossFit, e personal training, passam a funcionar das 06h00 às 00h00.
Vale transporte para idosos
O vale transporte gratuito para os idosos acima dos 60 anos, volta a valer a partir da próxima segunda-feira. No entanto das 07h00 às 09h00 e das 17h00 às 19h00 a suspensão continuará valendo, com a intenção de evitar maiores aglomerações, pois se tratam de horários de pico no transporte público.
Restaurantes
Outro setor que estava reivindicando mudanças em seu horário de funcionamento é o setor gastronômico. Os proprietários dos estabelecimentos deste setor pediam a abertura do segmento no período da noite para o atendimento ao público, mas o setor seguirá fechado no período da noite.
Os restaurantes continuarão atendendo ao público, com restrições para o café da manhã e almoço. No período da noite o trabalho continua da mesma forma, com os serviços de delivery e a opção dos clientes irem até os estabelecimentos para buscar os alimentos.
De acordo com o porta-voz do Comitê Operacional de Emergência (COE), Dr. Fernando Pedrotti, a ideia era poder abrir esses estabelecimentos no período noturno, no entanto a falta de um plano de contingência adiou essa medida.
“Nós tínhamos a intenção de abrir o setor gastronômico durante à noite, mas ainda precisamos receber dos líderes do setor um plano de contingenciamento, que irá delimitar as normas sanitárias e de distanciamento necessárias para a abertura segura desses locais”, esclareceu.
Por fim, Dr. Fernando Pedrotti, agradeceu a compreensão da população, que em sua maioria tem cumprido as medidas de isolamento social, o que tem contribuído para que a Covid-19 siga controlada no município.
“Dos municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes, Toledo é o com o menor número de casos da Covid-19. Isso se deve muito às rápidas medidas de isolamento que o COE delimitou, mas principalmente pela compreensão da população, que em sua maioria está mantendo o isolamento social. Que fique claro que nós estamos conseguindo reabrir o setor comercial aos poucos, pois estamos em situação epidemiológica privilegiada”, ponderou, Pedrotti.
Obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público
A partir da segunda-feira (04), de maio será obrigatória a utilização de máscara para os usuários do transporte público de Toledo. O utensílio também é obrigatório para os operadores, motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano. Para outros ambientes não existe a obrigatoriedade do uso da máscara, mas apenas uma orientação para que esse equipamento de segurança seja utilizado.