Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

Endometriose é tema de live da Secretaria da Mulher nesta segunda

14 mar 2022 às 08:03
Por: Redação Tarobá News

Nesta segunda-feira (14), às 17h, a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM) vai realizar uma live sobre endometriose com a médica Lauriane Schmidt, especialista em Reprodução Assistida, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). A transmissão será via Instagram da SMPM, @sec.mulher.

No bate-papo, serão abordadas diversas informações sobre a doença que atinge as mulheres em idade reprodutiva, como os sintomas, diagnóstico e tratamento. A mediação será feita pela psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisneia Rampazzo.

A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional de Luta contra a Endometriose, celebrado no dia 13 de março. Em Londrina, a data integra, desde julho de 2021, o Calendário de Comemorações Oficiais do Município, por meio da Lei Municipal nº13.229. A intenção é promover palestras, debates, eventos culturais e ações correlatas com profissionais da área sobre a importância da divulgação de informações e conscientização sobre a endometriose.

A médica Lauriane Schmidt explicou que a endometriose é uma condição frequente da mulher em idade reprodutiva e pode estar presente em até metade daquelas que estão tentando engravidar. “O sintoma principal, quando presente, é dor, que pode ser incapacitante e causar um impacto importante na qualidade de vida da mulher. O diagnóstico da endometriose costuma ser tardio e demora até 10 anos, o que faz com que essas mulheres convivam com quadro crônico de dor e todas suas repercussões. Além disso, essa doença tem um impacto econômico também importante e alguns países, como a França, possuem programas direcionados ao manejo da endometriose”, contou.

Segunda a secretária municipal de Política para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, a saúde da mulher é um dos temas abordados pela SMPM em suas ações. Para Fernandes, falar sobre endometriose é muito importante, pois muitas mulheres sofrem sem saber que possuem esta doença, tendo cólicas fortes e sangramentos excessivos. “Eu mesma descobri que tenho endometriose apenas com 30 anos, em uma situação em que já estava em um grau muito elevado e por isso precisei fazer uma cirurgia de emergência, em virtude de complicações causadas pela doença. Por isso, é muito importante que as mulheres participem desta live, para ficar atentas aos sintomas, podendo identificar a doença precocemente”, relatou.

Outras notícias

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

De acordo com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisneia Rampazzo, a secretaria achou importante marcar essa data, em função da Lei Municipal, e também porque a endometriose atinge um número muito expressivo de mulheres. “Nós pensamos em convidar uma especialista na área, para passar as principais informações sobre a doença e tirar todas das dúvidas das participantes, a fim de diminuir o sofrimento das mulheres que possuem esta condição”, apontou.

A endometriose é um doença inflamatória que consiste na presença de tecido endometrial fora do útero, em lugares da cavidade abdominal, como os ovários, a bexiga e por fora do útero. Os riscos são de infertilidade; gravidez ectópica; cistos e sangramentos volumosos nos implantes, especialmente ovarianos; peritonite por sangramento; infecção abdominal por ruptura intestinal, dentre outros. De modo geral, essa condição é diagnosticada após os 20 anos de idade, mas o tecido uterino pode crescer fora do local correto antes mesmo que a menina tenha sua primeira menstruação.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar e concretar criança de 5 anos

Brasil e mundo

Lula dá aval a proposta que pode abolir a obrigatoriedade de autoescola

Vitrine Revista Cascavel

Confira os detalhes para o futuro da sua vida com o Jogo de Búzios!

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Brasil

Homem que foi resgatado de afogamento no Lago Igapó morre no Hospital Universitário

Cidade
Londrina e região

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 28 anos morre em acidente na Avenida Guilherme de Almeida

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Podcast Pod Tah | EP 39 | Moda e Atendimento Personalizado | Patricia Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.