Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

Fisioterapeutas são capacitados em curso de manejo de ventilação mecânica no Hospital de Retaguarda

30 mai 2020 às 10:51
Por: Redação Tarobá News

A Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Cascavel conclui neste sábado (30), o curso de manejo prático de ventilação mecânica, que está sendo ofertado gratuitamente a 40 fisioterapeutas. Além de Cascavel, profissionais dos municípios de Corbélia, Toledo, Assis Chateuabriand, Cafelâncdia, Capitão Leônidas Marques, Tupãssi, Guaraniaçu, Braganey, Francisco Beltrão, Maripá e Vera Cruz do Oeste também participaram do treinamento.

O curso é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde com o doutor Alexandre Bozza, da empresa Translife e a Afic (Associação de Fisioterapeutas de Cascavel), por meio do presidente doutor Rodrigo Jimenez.

As atividades estão sendo realizadas na UTI do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho. doutor Alex Bozza, fisioterapeuta com mais de 15 anos de atuação em UTI, é o ministrante do treinamento certificado pela Escola de Saúde Pública.

Desde quarta-feira (27), os profissionais estão tendo a oportunidade de acompanhar o histórico da ventilação mecânica, a aplicabilidade do equipamento na área da saúde até o manuseio do aparelho de alta tecnologia dentro do Hospital de Retaguarda.

Cada participante está recebendo um certificado de participação do treinamento.

Outras notícias

Tuiuti Esporte Clube encerra 2025 com avanços e projeta melhorias para 2026

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

Conforme o  enfermeiro Gilson Fernandes da Silva, gerente da Escola de Saúde Pública, o curso prático visa abordar de uma maneira clara e objetiva os principais assuntos relacionados à ventilação mecânica, tornando o profissional mais seguro e confiante para a prática do suporte ventilatório.

Para a fisioterapeuta, Maria Cecília Ribeiro Bruning, doutora em Ciências do Movimento Humano, que participou do treinamento, o curso demonstrou a importância da técnica para o manuseio do equipamento, essencial aos pacientes com dificuldade de respirar. “O paciente em assistência ventilatória pode apresentar complicações causadas pelo ventilador mecânico, visto que pode tanto melhorar a condição pulmonar como piorá-la, caso não sejam adequados os parâmetros do equipamento; então o fisioterapeuta tem papel importante na recuperação do paciente para que ele consiga restabelecer a força muscular, ventilação e perfusão adequadas, ser capaz de, gradativamente, voltar a respirar sozinho sem a ajuda do equipamento”, explicou Maria Cecilia.

Marcos Augusto Morello, fisioterapeuta hospitalar e de terapia intensiva disse que foi importante em conhecer o novo aparelho adquirido pela Secretaria de Saúde. “O novo equipamento com padronização americana que está no Hospital de Retaguarda é excelente quanto aos gráficos da dinâmica pulmonar, o que facilita bastante o trabalho do fisioterapeuta”, enfatizou Marcos.

A fisioterapeuta do CAE (Centro de Atendimento Especializado), Laís Priscila Fagherazzi, também participou do curso. Segundo ela, o treinamento foi essencial para a realidade vivida pelo sistema de saúde.

“É um quadro muito novo e todos os profissionais estão aprendendo juntos. E ter a oportunidade de estar preparado, caso o município venha precisar de nós, traz mais segurança para todos; o profissional fisioterapeuta tem mostrado a importância do seu trabalho junto com toda a equipe de saúde”, destacou Laís.

Doutor Alexandre Bozza agradeceu a Secretaria de Saúde de Cascavel por oportunizar a ele repassar a experiência prática aos fisioterapeutas. “Com a solicitação do secretário Thiago, prontamente disponibilizamos um treinamento aos profissionais, que possivelmente também estarão atuando dentro das Unidades de Terapia Intensiva com o equipamento de ventilação mecânica”, retribuiu Dr. Alexandre.

O secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello, parabenizou o trabalho da organização da Escola de Saúde Pública e a parceria com Dr. Alexandre Bozza e também com o presidente da AFIC, doutor Rodrgio Jimenez. “Quero externar minha gratidão ao Dr. Alex e ao Dr. Rodrigo, por mais uma vez contribuir com o sistema público de saúde levando a experiência profissional de cada um para auxiliar colegas fisioterapeutas de Cascavel e Região”, agradeceu Thiago.

 

Assessoria 

Veja também

Relacionadas

Cotidiano
Imagem de destaque

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

Cidade
Imagem de destaque

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Brasil e mundo

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar e concretar criança de 5 anos

Brasil e mundo

Lula dá aval a proposta que pode abolir a obrigatoriedade de autoescola

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Londrina e região

IPTU de Londrina tem reajuste de 4,5% e novas datas de vencimento neste ano

Cidade
Londrina e região

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.