Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

Moradores reclamam do mau cheiro em rio

20 jul 2020 às 13:18
Por: Redação Tarobá News

O mau-cheiro aparece praticamente todo fim de tarde. Com o soprar do vento na região, os moradores precisam se fechar dentro de casa.

Marcia é moradora de um condomínio que fica na avenida das torres, na região da FAG. Segundo ela, são 402 moradias. A cerca de 200 metros do condomínio, fica a estação de tratamento da Sanepar, às margens do rio bezerras.

O que chamou atenção dos moradores foi o aspecto do rio em torno da estação. Antes, o rio tem água transparente. Depois da estação, a água é turva, de cor escura, e com mau-cheiro.


Veja a nota da Sanepar:

"A Sanepar tem outorga e licenciamento para operação da estação de tratamento de esgoto ETE Oeste desde 1999. Nessa unidade, são tratados 120 de litros de esgoto por segundo e ela atende a todos os parâmetros de lançamento do efluente definido pela legislação, outorga e licença de operação. Nela se faz rotineiramente medições de H2S (gás sulfídrico) em variados pontos da estação. A alteração na cor é normal pelas próprias características do esgoto. As análises diárias atestam que não há alteração na qualidade da água do manancial que foi outorgado para receber o esgoto já tratado.

Outras notícias

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

A Sanepar esclarece, ainda, que é normal no processo de tratamento a liberação de gases que provocam alteração no cheiro. Porém, em 2017, as tampas dos reatores quebraram aumentando o cheiro do esgoto na região. A Sanepar contratou uma empresa para executar a obra de reposição das tampas, mas em outubro de 2018 a empresa executora dos trabalhos abandonou a obra. A Sanepar precisou fazer todo o processo de cancelamento da licitação durante o ano de 2019. Agora em 2020, fez nova licitação e as obras de reposição das lajes devem começar em agosto, sendo concluídas até abril do próximo ano. O custo dessa obra é de R$ 3.859.000,00.

Quando a unidade de tratamento foi instalada não havia loteamentos no seu entorno. Após a instalação da estação de tratamento houve avanço e liberação de loteamentos nas proximidades da estação. A Sanepar tem feito diversas ações para reduzir os impactos dos odores oriundos naturalmente do processo de tratamento do esgoto. Nessa unidade foram plantadas árvores em todas as suas margens, formando uma cortina verde para dissipação dos odores, foi instalado pós-tratamento e queimadores de gases.

Um dos condomínios, durante o pedido de licenciamento em 2007, assumiu o compromisso da recomposição florestas para a formação de barreira natural para os odores, com árvores de 20 a 40 metros de altura. Até hoje o compromisso não foi cumprido. Essas árvores comporiam a cortina verde tem por finalidade dissipar os odores.

Quando da liberação dos loteamentos que circunvizinham a Estação de Tratamento, o então Instituto Ambiental do Paraná (IAP) determinou aos loteadores para que plantassem árvores nos empreendimentos para a formação da cortina verde.  O plantio das árvores também não foi feito até os dias atuais.

A Sanepar já tem projeto para implantação de uma nova estação de tratamento de esgoto,  que também tem como finalidade a desativação da ETE Oeste. A previsão é a de que esta obra seja feita em 2028".

Reportagem Carlos Turmina 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar e concretar criança de 5 anos

Brasil e mundo

Lula dá aval a proposta que pode abolir a obrigatoriedade de autoescola

Vitrine Revista Cascavel

Confira os detalhes para o futuro da sua vida com o Jogo de Búzios!

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pai e filho são mortos a tiros após desentendimento com policial no norte do Paraná

Cidade
Londrina e região

Mulher fica inconsciente ao pular muro para fugir de agressores em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.