As doações para a Apae Cascavel, por meio do programa Nota Paraná, diminuíram drasticamente durante a pandemia. As doações podem ser feitas através do depósito dos cupons fiscais nas urnas espalhadas pelos estabelecimentos.
Segundo a Apae, a queda nas arrecadações passa de 80%. Em média, os valores obtidos através das doações do Nota Paraná giravam em torno de 50 mil reais por mês em Cascavel. No último balanço, o valor arrecadado foi de R$ 7 mil.
O programa Nota Paraná devolve ao contribuinte parte dos impostos pagos durante as compras. se o consumidor insere o CPF na nota, o imposto volta pra ele. Mas é possível depositar as notas sem CPF nas urnas das entidades espalhadas pelos estabelecimentos. aí o valor do imposto vai para a instituição.
a Apae não é a única entidade que percebeu queda drástica nas doações. o Cemic, que é uma ONG criada para diminuir a marginalidade infantil, também sentiu a queda nas arrecadações.
A entidade atende 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As entidades pedem a ajuda da população. e lembram: pra que a doação seja efetiva, a nota entregue às urnas não podem estar com CPF do contribuinte.
Reportagem Carlos Turmina