Os cascavelenses têm acesso a um canal direto com a administração pública por meio da Ouvidoria 156. O telefone recebe denúncias e sugestões das principais demandas de Cascavel, garantindo ao cidadão que ele possa ser ouvido e seu problema solucionado.
Neste primeiro semestre de 2020, o 156 recebeu mais de 15,1 mil chamadas. Desse total, 79,34% já foram resolvidas. As demandas em aberto, por sua vez, ainda serão respondidas, visto que ainda estão tramitando devido a suas particularidades.
No comparativo com o mesmo período do ano passado, a Ouvidora teve um aumento de 9% nas ligações, quando foram registradas 13.830 demandas. E a principal razão para esse incremento tem ligação direta com a pandemia do novo coronavírus. Isso porque enquanto em 2019, as denúncias relacionadas à regularização de comércio, ligada à fiscalização de Alvará da Secretária de Finanças, teve 199 chamadas, neste ano, a ocorrência chegou a 2.734, um aumento de mais de 1.273%.
Vale lembrar que o Município emitiu alguns decretos proibindo ou limitando o funcionamento de alguns comércios neste ano como medida de enfrentamento à Covid-19. Além disso, os estabelecimentos que puderam abrir tiveram que seguir todas as recomendações sanitárias previstas pelas autoridades de saúde.
No entanto, esse não foi o principal motivo de ligações no 156 em 2020. A manutenção e troca de lâmpadas é que lidera esse ranking, com 7.852 chamadas. Todas as demandas levantadas pelos moradores são levadas à secretaria responsável, que age para resolver a questão o mais rápido possível. É válido pontuar que a mesma queixa pode ser relatada por vários cidadãos.
Com 1.900 apontamentos, a questão do mato alto e acúmulo de lixo também foi alvo nas ligações.
PARTICITY
Além do 156, a Ouvidoria também conta com mais ferramentas para estreitar a comunicação com os cascavelenses. O cidadão pode utilizar o serviço pelo aplicativo Particity, que pode ser baixado no smartphone ou tablets ou ainda pode acessar no computador de mesa através do Portal do Município de Cascavel (cascavel.atende.net). Há ainda o Whatsapp, uma nova ferramenta para população. O número é o (45) 9 9101-8177.
RELATÓRIO SEMESTRAL DAS 5 PRINCIPAIS DEMANDAS EM 2020
- Manutenção e troca de lâmpadas – 7.852
- Regularização de Comércio (Fiscalização de Alvará) – 2.734
- Mato alto/ Acúmulos de lixo – 1.900
- Queimadas/Excesso de pó/ Produtos químicos – 1.014
- Galerias pluvias – 482