Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

Projeto TransitANDO Legal já é realidade na Escola Profª Arminda Villvvock

17 jun 2020 às 18:27
Por: Redação Tarobá News

“É uma quadra segura agora; ficou excelente a mudança, porque assim a sinalização contribui com quem usa a escola, a unidade de saúde, beneficiando os moradores de todo o entorno”, avaliou hoje (17) a diretora da Escola Municipal Prof.ª Arminda Tereza Villvvock, do Território V, Alane Cristina de Marco Ceretta. O local foi o primeiro a receber, hoje (17), o Projeto TransitANDO Legal, uma parceria do Departamento de Engenharia de Trânsito da Cettrans/Transitar, com a Secretaria Municipal de Educação e com o Território Cidadão.

A equipe de sinalização de trânsito da Cettrans/Transitar trabalhou nesta tarde (17) implantando o “proibido estacionar” na Rua Horário Ribeiro dos Reis, em frente à escola; também foram contempladas as ruas Medianeira, Monsenhor Guilherme e Serra do Parati; todo o entorno agora está mais seguro, com legendas de “área escolar”, sinalização específica nas vagas especiais, na área de vans escolares, pintura de faixas de pedestre, lombada e toda a sinalização horizontal e vertical necessária para garantir segurança no retorno das crianças, assim que acabar as restrições com a pandemia do coronavírus.

Contudo, de imediato a comunidade já sente as melhorias, segundo a diretora Alane, pois a escola está aberta para a entrega de atividades para as crianças; além disso, os moradores usam diariamente a unidade de saúde ao lado. “O momento de baixo movimento contribui para os trabalhos; além disso, a via tem grande fluxo, pois liga com a Avenida Ipanema, por isso a sinalização para os pedestres já é importante ter sido reforçada desde já”.

“É uma solução muito boa esta de proibir o estacionamento de um lado da via em frente à escola”, disse o morador Manoel Pereira. Ele e a esposa Marlene Natalino - que moram há 30 anos em frente à escola - contam que em dias chuvosos os congestionamentos eram inevitáveis, assim com a segurança das crianças ficava prejudicada. “Agora está tudo meio parado, mas quando as aulas voltarem, ficará muito bom”, avaliam.

Segurança é o objetivo

Outras notícias

Tuiuti Esporte Clube encerra 2025 com avanços e projeta melhorias para 2026

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

E reforçar a segurança no entorno é justamente o objetivo do projeto, que visa também melhorar a fluidez para a comunidade, por isso os moradores estão sendo consultados sobre que mudanças podem ser feitas para deixar a via melhor sinalizada. No caso da unidade do Colméia, a mudança apontada foi o “proibido estacionar” num dos sentidos em frente à escola.

Próximas ações

O cronograma da equipe de sinalização da Cettrans/Transitar incluirá pelo menos dois locais por semana e irá depender das condições climáticas. Para esta sexta-feira (19) está programada a revitalização do Território X, no Bairro Pacaembu, contemplando o entorno do Cmei Profª Alzira Pires Stocker e da Escola Municipal Maria Fanny.

Reuniões

Batizado de TransitANDO Legal, o projeto é coordenado pelo gerente da Divisão de Engenharia de Trânsito, engenheiro Juliano Denardin. “A proposta é ir além de reforçar a sinalização já existente e atender, na medida do que a engenharia de trânsito permite, sugestões dos moradores para melhorar o entorno, como em algumas situações, implantar mão única, proibido estacionar em um dos sentidos, que são mudanças que melhoram a fluidez como um todo”.

As propostas começaram a ser definidas na semana passada e atenderão, num primeiro momento, unidades escolares que ainda não foram contempladas no Rua Segura, até que todas as escolas recebem o projeto. Inicialmente serão 17, em todos os 12 territórios, e, gradativamente, todas as unidades do Município serão incluídas.

A comunidade participa das decisões. Nesta manhã (17) reunião foi realizada com representantes da comunidade escolar da Escola Municipal Dilair Fogaça, do Território VI.

ASSESSORIA 

Veja também

Relacionadas

Cotidiano
Imagem de destaque

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

Cidade
Imagem de destaque

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Brasil e mundo

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar e concretar criança de 5 anos

Brasil e mundo

Lula dá aval a proposta que pode abolir a obrigatoriedade de autoescola

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Londrina e região

IPTU de Londrina tem reajuste de 4,5% e novas datas de vencimento neste ano

Cidade
Londrina e região

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.