A mobilização coletiva em busca de alternativas para conter o avanço do vírus sempre traz esperança. Em Foz do Iguaçu, o Hospital Costa Cavalcanti, mantido com recursos da Itaipu, está se preparando para começar a fazer testes rápido de diagnóstico de covid-19.
A expectativa é de que o credenciamento do hospital saia o mais cedo possível para ajudar Foz do Iguaçu e outras oito cidades que compõem a 9ª regional de saúde, formada por aproximadamente quatrocentas mil pessoas.
Toda a documentação será enviada hoje para o Lacen (Laboratório Central do Estado. Já nos próximos dias o centro de medicina tropical do hospital estará habilitado para os testes rápidos, que dão resultado em menos de 24 horas. O centro de medicina tropical também exerce um papel fundamental no combate à dengue, que deve ter o pico de transmissão no mês de abril.
Além do trabalho dentro da própria entidade, o hospital doou máscaras cirúrgicas descartáveis para o Hospital Municipal de Foz e também vai fornecer aparelhos para monitorar os sinais vitais dos pacientes.
Reportagem Jean Peretto