O boletim informativo diário divulgado no final da tarde desta quinta-feira (23), pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), trouxe a notícia de mais 32 toledanos contaminados pelo novo Coronavírus (Covid-19), no âmbito do município.
Novos casos
A quinta-feira contou com mais 32 casos positivos para o novo Coronavírus em Toledo, destes 12 foram identificados no Sistema Único de Saúde (SUS), e 20 tiveram diagnóstico no Sistema Privado de Saúde.
Todos os 12 casos identificados hoje no SUS foram revelados através de exame RT-PCR, tendo acometido 10 pessoas do sexo feminino e duas pessoas do sexo masculino. Dentre os 20 casos detectados no Sistema Privado de Saúde, nove tiveram diagnóstico através de exame RT-PCR (05 femininos e 04 masculinos), e 11 casos foram registrados, por meio de testes rápidos (09 masculinos e 02 femininos).
O médico e porta-voz do COE, Fernando Pedrotti, ressalta que o número de casos positivos tem diminuído nos últimos dias em Toledo. “O número de casos tem tido uma diminuição relevante nos últimos dias, o que é algo muito significativo. Todavia isso não implica em deixarmos os cuidados de lado! Todos precisamos continuar lavando as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel, além é claro de evitarmos aglomerações”, ponderou o médico.
Por fim, Fernando Pedrotti, lembrou que um fator de preocupação e que pode fazer com que os casos voltem a aumentar em Toledo foi o afrouxamento das medidas mais restritivas de isolamento. “Essa é a primeira semana sem uma medida mais severa de isolamento social. Isso é um fator que nos preocupa e que pode gerar uma nova onda de casos. Sendo assim precisamos da colaboração da população para evitar essa possível segunda onda, lembrando que o vírus segue em nosso meio e a quantidade de casos grave segue elevada”, destacou.
Uma das notícias mais relevantes do dia foi quanto ao número de curados, que foi de mais de 50% do que o número de novos casos nesta quinta-feira (23). Hoje Toledo apresentou 32 novos casos da Covid-19, enquanto 68 pessoas entraram nos registros como recuperados. Ou seja o município contou com 36 recuperados a mais do que novos casos.
Taxa de ocupação de leitos
Na área correspondente a 20ª Regional de Saúde de Toledo, são dois os hospitais que contam com leitos exclusivos para o atendimento de pacientes que contraíram a Covid-19. O primeiro deles, é o Hospital Beneficente Marcel Micheletto, em Assis Chateaubriand que conta com 14 leitos de enfermaria, sendo que dois deles estão ocupados e 14 leitos de Terapia Intensiva (UTI), dos quais todos encontram-se indisponíveis.
A outra Unidade de Saúde da região a possuir leitos exclusivos para o atendimento de pacientes Covid-19, é o Hospital Bom Jesus, em Toledo, que conta com oito leitos clínicos, sendo que um deles está ocupado e 16 leitos de UTI, dos quais 13 encontram-se ocupados.
A taxa total de ocupação de leitos na 20ª Regional de Saúde, é de 13,64% dos leitos de enfermaria e de 90,00% dos quartos de UTI. Os dados correspondem aos leitos ocupados na região até às 09h00 do dia 23 de julho.
Dados
No momento a cidade de Toledo conta com 5.079 casos notificados para o novo Coronavírus, com 1.891 já descartados e 323 ainda em análise. Dentre os moradores do município, 2.865 contraíram a doença e 658 pessoas seguem com o vírus ativo, além de 25 vidas perdidas, por conta da enfermidade.
Na presente data Toledo tem 23 moradores internados em hospitais do município, de Assis Chateaubriand e de Cascavel. Dentre eles, oito estão em leitos de enfermaria e 15 encontram-se em quartos de UTI.