A revitalização da Igreja matriz aqui em Cascavel já começou. Mesmo após toda polêmica envolvendo os vitrais coloridos da lateral, essa característica da estrutura, não existe mais.
O cântico religioso deu espaço para o som da britadeira. A obra da igreja matriz segue em ritmo acelerado para dar conforto aos fiéis e ao mesmo tempo modernizar o espaço.
O projeto tem como objetivo principalmente implantar ar condicionado. Atualmente, a igreja tem ventiladores e climatizadores, mas não suficientes para amenizar todo o calor. A lateral que era composta por vitral colorido, implantado ainda em 1973, que fazia parte da característica da igreja, já não existe mais, foi totalmente retirado. Quando anunciada a substituição, uma certa polêmica foi levantada pelos fiéis que não concordavam com isso, mas de acordo com o padre agora a aceitação tem sido maior.
A expectativa é que os vidros mais modernos e o ar condicionado sejam implantados até o dia 25 de setembro. Outras mudanças também estão previstas a longo prazo, como o calçadão em frente a matriz. Enquanto isso, durante o dia, a orientação é para os fiéis irem até a capela para as orações. As celebrações seguem normalmente.