O número de exames de saúde demissionais aumentou quase 50% em Cascavel. Já os exames de admissão diminuíram. O relatório levantado pelo sindicato das lojas de varejo da cidade indica reflexos da crise do coronavírus.
Segundo o levantamento, o número de demissões aumentou 25% no mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 677 exames agora contra 543 em 2019. Já o número de admissões em abril deste ano caiu 44% em relação a abril do ano passado.
Os números do sindicato dos lojistas de comércio em varejo leva em conta os exames realizados pela entidade. Hoje, na recepção, na contramão dos números, quase todos vieram fazer exame de admissão. Questionado sobre a aglomeração, o Sindilojas afirmou que tem exigido o uso de máscaras, e que a permanência das pessoas na sala é por períodos curtos de tempo. os assentos tinham sido dispostos com distanciamento, mas a medida foi suspensa.
Para evitar demissões, uma medida provisória, editada pelo governo federal, possibilita reduzir jornadas e salários na mesma proporção, por até 3 meses. no brasil, mais de 7 milhões de trabalhadores tiveram salário reduzido.
Reportagem Carlos Turmina