Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Alta externa impulsiona Ibovespa, enquanto investidor avalia balanço e atividade

05 mai 2020 às 11:15
Por: Estadão Conteúdo

A terça-feira, 5, é de ganho do Ibovespa, influenciado pela calmaria externa, onde várias economias estão retomando paulatinamente suas atividades. E esse ambiente favorece as bolsas europeias e as de Nova York, que sobem mais de 1,00%. Diante da expectativa do fim do isolamento social gradual em vários países, o petróleo salta quase 17% no mercado norte-americano e perto de 11% no londrino. Com isso, as ações da Petrobras podem se beneficiar, impulsionadas ainda pelos sinais de planos de desinvestimento da estatal. Os papéis da empresa avançavam mais de 5%.

"Isso retomada das economias pode aumentar a demanda por petróleo no mundo e dá força para o Ibovespa, mas ainda permanece o mal-estar dos EUA com a China responsabilizaram o país asiático de disseminar o novo coronavírus", descreve o economista-chefe do ModalMais, Álvaro Bandeira.

Às 10h50, o Ibovespa subia 2,26%, aos 80.658,40 pontos, na máxima.

Após ceder 2,02% ontem, aos 78.876,22 pontos, Bandeira diz que a meta agora para a Bolsa é ultrapassar a faixa dos 80 mil e buscar uma pontuação definitiva entre 83 mil e 85 mil pontos.

A valorização na B3 pode ser ofuscada durante o dia, observa o diretor da CM Capital Markets, Fernando Barroso, por causa dos números da economia real, que têm mostrado dados econômicos fracos e desempenho também sem robustez das empresas. "Estão vindo ruins por causa da covid-19 e podem piorar daqui a alguns meses, reforçando a leitura de um PIB negativo de recuo de 7% ou até mais", afirma.

Outras notícias

Vorcaro ataca BC: 'prejudicou não só a mim, mas o sistema financeiro'

Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado

Marinho diz que juros pesaram mais que tarifaço no emprego em 2025

Hoje, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou a produção industrial de março, que caiu 9,1% em março relação a fevereiro, e cedendo 3,8% ante o terceiro mês de 2019. Os resultados vieram piores que as medianas de -3,34% e de -0,70%, respectivamente, das estimativas na pesquisa do Projeções Broadcast.

Já o lucro do Itaú Unibanco, divulgado ontem à noite, caiu 43,1% no primeiro trimestre, para R$ 3,912 bilhões, em relação a igual período de 2019. O custo com crédito da instituição quase dobrou em razão da pandemia. Conforme o banco, a provisão para perda potencial foi elevada em R$ 9,6 bilhões no primeiro trimestre. O dado é mais um a mostrar as influências negativas da doença sobre o desempenho do setor privado.

Outro fator considerado limitador para a B3 continua sendo o político, à medida que a instabilidade entre os Três Poderes persiste e fica ainda a expectativa se o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai ou não liberar a divulgação da íntegra do depoimento de mais de oito horas que o ex-juiz Sergio Moro prestou na Superintendência da Polícia Federal, no sábado. O pedido foi assinado pelo advogado Rodrigo Sanchez Rios, defensor de Moro no inquérito que apura as acusações do ex-juiz da Lava Jato de 'interferências políticas' do presidente Jair Bolsonaro no comando da Polícia Federal.

"Uma crise política era tudo o que o País não precisava. É decepcionante", diz o diretor da CM Capital, lembrando ainda que o investidor ainda espera a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), amanhã, que deve cortar a Selic em meio ponto porcentual.

Conforme Barroso, apesar de um declínio ser considerado positivo para a renda variável, em termos de sinalização, na economia real o efeito tende a ser mínimo. "É um bom sinal mas ainda existem as imperfeições do sistema, o impacto tende a ser tênue. Antes mesmo da crise, as empresas já estavam endividadas, o Brasil tinha milhões desempregados, e uma queda do juro não deve gerar propensão a consumo nem a uma produção maior", avalia.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Juros para famílias sobem para 60,1% ao ano em 2025

Economia
Imagem de destaque

Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025, aponta Caged

Economia

Fed mantém taxa de juros dos EUA inalterada, na faixa entre 3,50% e 3,75%

Economia

Ouro bate recordes na cotação internacional; entenda os motivos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Antigas casas da Aeronáutica seguem abandonadas e viram alvo de fiscalização em Londrina

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Mulher mantida em cárcere privado em hotel por dois meses é resgatada em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Acidente entre carro e caminhões deixa um morto e quatro feridos na BR-369

Brasil e mundo
Mundo

Homem é preso após fazer “sexo” com aspirador de pó

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Podcast Arte do Sabor | EP 9 | A Importância do Azeite Para a Culinária Italiana

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.