Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Comércio londrinense aguarda fim do lockdown para retomar atividades

05 mar 2021 às 14:38
Por: Redação Tarobá News

Comerciantes de Londrina estão na expectativa para a reabertura do comércio no Paraná na próxima segunda-feira (8). Ainda não houve manifestação por parte do Governo do Estado sobre a prorrogação ou fim do decreto que suspendeu as atividades não essenciais no Paraná com o objetivo de conter o avanço do coronavírus e um colapso no sistema de saúde.

O presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, afirmou em entrevista à Tarobá que será necessário pelo menos 3 semanas para recuperar os prejuízos provocados pelo período de lockdown entre os dias 27 fevereiro e 8 de março, principalmente com as vendas aos sábados. Veja a reportagem em vídeo.

A ACIL enviou pedido ao prefeito Marcelo Belinati para garantir a reabertura do setor produtivo da cidade imediatamente após o encerramento do decreto estadual na segunda-feira. Além disso, a Associação Comercial e Industrial de Londrina ainda cobrou medidas para ampliação de leitos, diminuição da superlotação dos ônibus, fiscalização de festas e aglomerações e vacinação dos londrinenses.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac do Paraná, também se manifestaram por meio de nota:

Ciente da gravidade da pandemia do coronavírus, que tem trazido enormes perdas e sofrimento tanto para as famílias quanto para as empresas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - Fecomércio-PR e seus 63 sindicatos empresariais filiados, referendando manifestação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), defendem que é possível manter o funcionamento do comércio formal, desde que sejam cumpridos todos os protocolos sanitários. 

Fechar o comércio não é solução para diminuir o crescente contágio, resultando em mais fechamentos de empresas e aumento do desemprego. A preservação da atividade econômica e os cuidados com a vida e com a saúde podem acontecer simultaneamente. Diante disso, a Fecomércio PR e seus sindicatos filiados pedem às autoridades que foquem recursos e energia na fiscalização de aglomerações; aos governos estadual e municipais que entendam a necessidade de mitigar também os danos sociais e econômicos, permitindo o funcionamento responsável do comércio, mesmo em horário reduzido, posto que este setor é a base da economia e não pode parar.  

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado

Economia
Imagem de destaque

Marinho diz que juros pesaram mais que tarifaço no emprego em 2025

Economia

Juros para famílias sobem para 60,1% ao ano em 2025

Economia

Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025, aponta Caged

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Londrina entra em alerta laranja para temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Cidade
Londrina e região

Mulher mantida em cárcere privado em hotel por dois meses é resgatada em Londrina

Brasil e mundo
Mundo

Homem é preso após fazer “sexo” com aspirador de pó

Paraná
Londrina e região

Jovem morre após ser linchado por crime que não cometeu em Ponta Grossa

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Podcast Arte do Sabor | EP 9 | A Importância do Azeite Para a Culinária Italiana

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.