Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

FGV: confiança da Indústria sobe 3,2 pontos em maio, mas ainda é muito baixa

27 mai 2020 às 09:10
Por: Estadão Conteúdo

O Índice de Confiança da Indústria subiu 3,2 pontos em maio ante abril, passando de 58,2 pontos, o menor patamar da história, para 61,4 pontos, o segundo menor nível da série, iniciada em 2001, em meio à crise provocada pelo coronavírus. Responsável pelo índice, a Fundação Getulio Vargas (FGV) nota que esse aumento em maio representa apenas 7,4% da perda de 43,2 pontos observada entre fevereiro e abril deste ano.

Da mesma forma, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) avançou 3 pontos porcentuais, de 57,3% (o mínimo da série histórica) para 60,3%, o segundo menor nível da história.

Segundo a economista da fundação Renata de Mello Franco, a leitura de maio sinaliza uma acomodação da situação atual em níveis baixos e "alguma calibragem" das expectativas para os próximos meses. "Apesar da evolução relativamente favorável de indicadores como os de estoque, Nuci e produção prevista, ainda é cedo para concluirmos se o pior momento da crise ficou para trás. Para os próximos meses, o elevado nível de incerteza e de pessimismo em relação ao futuro podem colocar em xeque uma recuperação mais consistente da confiança", afirma, em nota.

A leitura de maio contou com o aumento de confiança em dez dos 19 segmentos industriais pesquisados, informa a FGV. A principal contribuição para a recuperação marginal da confiança foi a expectativa para os próximos três e seis meses.

O Índice de Expectativas (IE) subiu 5,3 pontos, para 54,9 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA) teve alta de apenas 1,2 ponto, para 68,6 pontos. Segundo a FGV, ambos os resultados são o segundo menor nível das respectivas séries históricas.

Outras notícias

Abono salarial de 2026 já pode ser consultado a partir desta quinta (5)

BNDES libera R$ 280 mi para fábrica de bateria da transição energética

Comissão do Senado que investigará Master quer questionar Lula e Galípolo

No IE, a principal influência para o avanço foi a melhora das expectativas dos empresários sobre a produção nos próximos três meses. Após apresentar queda acumulada de 68,0 pontos entre abril e janeiro deste ano, o indicador de produção prevista recuperou 12,3 pontos, saindo de 34,6 pontos para 46,9 pontos. Já os indicadores de emprego previsto e tendência dos negócios subiram 0,8 ponto e 2,4 pontos, respectivamente.

Já no ISA, a alta tímida reflete a combinação de melhores níveis de estoque, da estabilidade do grau de satisfação dos empresários com a situação atual dos negócios e da piora da avaliação sobre a demanda atual, explicou a FGV.

O Indicador de estoques cresceu 5,7 pontos, para 81,9 pontos, enquanto o indicador de situação atual dos negócios ficou relativamente estável, variando de 64,2 pontos para 64,7 pontos. Por sua vez, o indicador de demanda total atual caiu 2,7 pontos, para 62,2 pontos, o menor valor da série histórica.

A edição da Sondagem da Indústria de maio coletou informações de 974 empresas entre os dias 1º e 26 deste mês. A próxima divulgação da Sondagem da Indústria ocorrerá em 29 de junho de 2020. A prévia deste resultado será divulgada no dia 22 de junho.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Reciclagem dá desconto no Imposto de Renda em 2026

Economia
Imagem de destaque

Fim da escala 6x1 entra na agenda de 2026 com quatro projetos no Congresso

Economia

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

Economia

Novas regras de segurança do Pix entram em vigor; veja mudanças

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Governo do Paraná suspende instalação de pórtico de cobrança na BR-369 em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na Gleba Palhano reclamam de falta de energia frequente

Cidade
Londrina e região

Suspeito nega envolvimento e aponta esposa como responsável por esquema milionário

Cidade
Londrina e região

Idosa de 79 anos morre atropelada na Avenida dos Pioneiros, em Londrina

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 49 | A Fé no Mundo Corporativo | Ana Paula Gil

Podcast do Marcelo Villa | EP 2 | Segurança e Defesa Social | Felipe Juliani

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.