Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

FGV vê tendência de leve repasse cambial a comercializáveis no IPC-S

16 abr 2020 às 11:37
Por: Estadão Conteúdo

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de abril confirmou a avaliação de que, apesar da queda na demanda por causa do coronavírus, o varejo começa a repassar algo da depreciação cambial ao consumidor, de acordo com o coordenador do indicador, Paulo Picchetti.

Nesta divulgação, o IPC-S desacelerou de 0,38% para 0,34%, mas puxado, principalmente, pela deflação do grupo de Transportes, devido ao comportamento dos combustíveis. Os itens comercializáveis, no entanto, tiveram a terceira semana consecutiva de aceleração e atingiram a taxa de 0,3%, ante 0,24% da divulgação anterior e 0,17% no fechamento de março.

"Em termos de variação absoluta, isso não chega nem perto do câmbio. Mas começou um movimento de tendência de alguma transmissão da taxa de câmbio para os comercializáveis, isso estamos conseguindo ver", afirma Picchetti.

Mesmo assim, a tendência para o indicador é de desaceleração nas próximas divulgações, avalia o economista. No horizonte de algumas semanas, os combustíveis devem continuar sendo o destaque do índice, já que aprofundam a tendência de queda no critério ponta, que compara a coleta da segunda semana de março com a da semana imediatamente anterior.

A gasolina, que já aprofundou de -2,07% para -3,68% sua deflação na passagem da primeira para a segunda quadrissemana do mês, está com queda de mais de 6,0% na ponta. Neste critério, o etanol cai 9,0%, ante 5,23% no indicador fechado.

Outras notícias

Contas externas têm saldo negativo de US$ 68,8 bilhões em 2025

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

FGC pagou R$ 26 bi a 67% dos credores do Banco Master

Nas próximas semanas, também deve ficar mais evidente a desaceleração das passagens aéreas, que subiram 7,4% na segunda quadrissemana de abril, mas, na ponta, já têm variação menor, de 6%. "É um item que vinha pressionando o índice, mas o movimento deve ser contrário nas próximas leituras e, em breve, até deflacionário, porque não tem perspectiva de retomada para o setor no curto prazo", resume Picchetti.

As pressões à vista também são negativas no grupo Alimentação, que acelerou levemente no último IPC-S (1,60% para 1,65%), mas deve começar em breve a reverter o movimento, devido ao arrefecimento dos alimentos in natura. O tomate, por exemplo, teve alívio de 17,45% para 8,71% e, na ponta, já apresenta deflação superior a 9,0%.

Picchetti também destaca que mesmo grupos que sazonalmente ficam estáveis nesta época do ano estão começando a mostrar queda nos preços. Neste caso, ele cita os cursos regulares, que aparecem com queda de 0,02% na ponta e devem aprofundar o movimento nas próximas divulgações.

O economista vai esperar os resultados da terceira quadrissemana, mas considera provável uma revisão para baixo na projeção de alta de 0,2% no IPC-S do fechamento de abril.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Veja a tabela de isenção e redução do Imposto de Renda mensal em 2026

Economia
Imagem de destaque

Conselho amplia poderes do FGC para socorrer banco antes da liquidação

Economia

BC: diretor nega ter recomendado compra de carteiras do Master ao BRB

Economia

Ibovespa renova recorde e supera 175 mil pontos com capital externo

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.