Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Governo não dará mais benefícios a empresários, afirma nº2 da Economia

07 mai 2019 às 11:10
Por: Estadão Conteúdo

A equipe econômica não vai recorrer ao mesmo receituário de medidas de estímulo à economia adotado em governos anteriores, disse o secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, ao 'Estadão/Broadcast'. Segundo ele, pacotes com incentivos, subsídios à custa da União e proteção a determinados setores não serão adotados. A nova diretriz, afirmou, é apostar no aumento da competitividade para impulsionar o crescimento.

Mesmo com as projeções para o crescimento do PIB em queda e o aumento na cobrança de empresários por uma agenda que vá além da reforma da Previdência, o número dois da Economia disse que a fórmula adotada no passado se esgotou. "É um novo mundo. A gente não tem dinheiro para gastar, mais benefício para dar", afirmou em sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo.

Embora a reforma seja considerada essencial, Guaranys afirma que todos os sete "vice-ministros" - como ele chama os secretários especiais - preparam medidas para desburocratizar e liberalizar a economia de forma gradual. Um dos objetivos é melhorar a competitividade do País, que hoje está na 80.ª posição entre 187 países no índice do Fórum Econômico Mundial que mede esse quesito.

Para o secretário, o Brasil tem esse desempenho ruim porque impõe um excesso de regulação sobre os setores, aumentando os custos de produção, e gasta mal os recursos públicos, sem avaliar a efetividade das despesas. Um cenário que o governo pretende reverter aos poucos.

Além do Congresso. A equipe econômica já conta com alguns projetos tramitando no Legislativo. Além da reforma, uma série de medidas provisórias para consolidar a reformulação dos ministérios, combater fraudes na Previdência, facilitar a entrada do setor privado na área de saneamento e permitir o capital estrangeiro nas empresas aéreas. Por isso, o cálculo agora, diz o secretário, é adotar o máximo de medidas que não dependam dos parlamentares. "Eu tenho de avaliar o que vale a pena jogar para o Congresso ao mesmo tempo que eu estou jogando a Previdência", explica.

Outras notícias

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Proposta que acaba com jornada de trabalho 6x1 vai para a CCJ

Mercado reduz previsão da inflação para 3,97% este ano

Muitas das medidas passam pela articulação com os setores. Ele cita como exemplo o programa Pró-mercados, desenvolvido pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), com o objetivo de reduzir barreiras que dificultam a competição entre empresas.

"Só que uma barreira de concorrência não necessariamente está dentro da alçada da Secretaria. É sempre convencer alguém a fazer alguma coisa. O mercado de gás, por exemplo. Não temos a caneta para ir lá e abrir. A gente tem de articular com as outras pastas para buscar as medidas", afirma.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

BRB apresenta ao BC plano para recompor capital após perdas com Master

Economia
Imagem de destaque

Move Brasil liberou quase R$ 2 bilhões para financiar caminhões

Economia

IPVA 2026: prazos para pagamento da segunda parcela iniciam na segunda-feira

Economia

10 milhões de litros: Sanepar constrói o maior reservatório em aço da América Latina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 23 anos morre após ser atingido por carro: motorista teria fugido do local

Cidade
Brasil

Comércio de rua e shoppings de Londrina mantêm funcionamento normal durante o Carnaval

Cidade
Londrina e região

Padre Esvildo Pelucchi, da EPESMEL, morre em Londrina após complicações de saúde

Cidade
Londrina e região

Bebê de cinco meses morre afogado após possível refluxo na zona leste de Londrina

Brasil e mundo
Mundo

Professora é presa após dar laxante para crianças por se sentir sobrecarregada

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 50 | Mundo da Beleza com Propósito | Gustavo Campassi

Podcast Arte do Sabor | EP 10 | ​​Azeite: o toque essencial na gastronomia

Podcast O Construtor | EP 1| A História da A.Yoshii | Leonardo Yoshii

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.