Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Ibovespa cai 0,86% com cenário externo e cautela com reforma da Previdência

02 mai 2019 às 18:25
Por: Estadão Conteúdo

O Índice Bovespa iniciou o mês de maio registrando queda moderada, que resultou da combinação entre os ajustes técnicos em virtude do feriado da véspera e a cautela de sempre em torno da reforma da Previdência. Em terreno negativo desde a abertura, o indicador terminou o dia marcando 95.527,62 pontos, com baixa de 0,86%.

Dois foram os principais fatores com influência sobre os negócios, segundo analistas. O primeiro - e mais expressivo - foi a reação global à fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell acerca do ritmo da economia americana e a inflação no país. Ao indicar na quarta-feira que a inflação em baixa nos Estados Unidos pode estar relacionada a fatores transitórios, o presidente do Fed frustrou expectativas de redução de juros no país. O sinal é negativo para os mercados de ações no mundo inteiro, que seriam beneficiados por uma eventual redução nos rendimentos em renda fixa nos EUA.

Como resultado da fala menos "dovish", as bolsas de Nova York caíram na quarta e arrastaram com elas os ADRs brasileiros. A rodada de perdas em Wall Street se repetiu nesta quinta, tendo como agravante as informações de que as negociações comerciais entre EUA e China estariam em um ponto de impasse.

Outro fator que teria contribuído para a postura defensiva do investidor teriam sido as declarações de quarta-feira do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SD-SP). O ex-presidente da Força Sindical afirmou que os partidos do Centrão discutem o apoio a uma reforma da Previdência mais desidratada, que não garanta a reeleição de Jair Bolsonaro.

"O mercado tem como preocupações o tempo de tramitação da reforma e o seu grau de desidratação. O mercado sabe que esse tipo de declaração (de Paulinho) não é algo isolado. Mas o cenário político tem múltiplos agentes que continuam a defender a reforma, como Rodrigo Maia. O episódio mostra que o sucesso na aprovação da reforma da Previdência passa necessariamente pela articulação política do governo", disse Gabriel Francisco, analista da XP Investimentos.

Na análise por ações, um dos destaques negativos foram os papéis da Petrobras, que tiveram baixas de 1,50% (ON) e de 1,40% (PN), alinhados à forte queda dos preços do petróleo no mercado internacional. As cotações da commodity caíram entre 2% e 3% ainda influenciadas pela disparada nos estoques do óleo nos Estados Unidos e pelas tensões decorrentes das sanções americanas ao petróleo iraniano.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Como declarar aportes em PGBL para abater 12% da renda bruta no IR 2026

Economia
Imagem de destaque

Dólar fecha a R$ 5,2299 com ajustes antes do Carnaval; sobe 0,18% na semana

Economia

FGC antecipa até R$ 1 mil em garantias a clientes do Will Bank

Economia

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Chuva espanta foliões e abertura do Carnaval de Londrina tem público abaixo do esperado

Brasil e mundo
Brasil

Lula sanciona programa Gás do Povo; saiba como funciona

Cidade
Londrina e região

Colisão entre moto e Peugeot destrói veículos e deixa dois feridos na BR-369, próximo a Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Indígena morre atropelado durante tentativa de saque à caminhão na BR-277 em Nova Laranjeiras

Cidade

Pesadelo na Cozinha: Chef Jacquin entrega restaurante transformado em Foz do Iguaçu

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 11 | Azeite sob a perspectiva da medicina

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.