Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia
Brasil

Petrobras faz importação inédita de gás de Vaca Muerta, na Argentina

Volume de 100 mil m³ passou antes pela Bolívia, detalha a estatal
06 out 2025 às 18:38
Por: Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil

Pela primeira vez, a Petrobras importou gás natural do reservatório explorado pela companhia em Vaca Muerta, na Bacia de Neuquén, no norte da Patagônia, na Argentina. O combustível foi transportado via gasodutos da Argentina até a Bolívia, de onde a estatal já importa gás, e de lá, trazido para o Brasil.


A operação foi concluída na última sexta-feira (3) e divulgada pela estatal nesta segunda-feira (6). O volume, considerado pela Petrobras como um teste comercial e operacional, alcançou 100 mil metros cúbicos. Essa quantidade equivale a menos de 5% da produção do volume disponibilizado ao mercado nacional pela estatal..


A importação faz parte de um acordo da subsidiária da Petrobras na Argentina - Petrobras Operaciones S.A (Posa) e a Gas Bridge Comercializadora, comercializadora de gás natural da Pluspetrol, multinacional de origem argentina.


A Petrobras Operaciones detém 33,6% de participação não-operada no campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro.

Marco relevante

A estatal informou que, por contrato, pode importar até 2 milhões de metros cúbicos de gás natural, na modalidade interruptível. “Novas operações de importação ocorrerão conforme as empresas identifiquem oportunidades comerciais”, acrescenta a empresa brasileira.

Outras notícias

Reforma tributária brasileira tornará economia mais competitiva

Brasileiros sacaram R$ 455,68 milhões esquecidos em bancos em setembro

INSS e Caixa suspendem venda de seguro ligado ao crédito consignado


Em comunicado à imprensa, a diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Angélica Laureano, classificou a operação como “marco relevante”, por causa da integração das infraestruturas da Petrobras na Argentina com a do Brasil.


“Essa solução logística e comercial abre uma nova possibilidade para importação de gás natural pelo Brasil, refletindo o compromisso da Petrobras com o aumento da oferta e com o desenvolvimento sustentável do mercado de gás natural”.

Aumento de oferta

A operação teste é mais uma frente para aumentar a oferta de gás natural no Brasil e endereçar uma queixa do setor industrial, que reclama do preço alto.


Segundo um estudo divulgado em abril pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o combustível que chega à indústria é dez vezes o preço do americano e o dobro do europeu.


A presidente da companhia, Magda Chambriard, já manifestou o esforço da estatal para escoar mais gás do pré-sal brasileiro e baixar o custo à indústria consumidora.

Hub no pré-sal

Na sexta-feira, a estatal deu início à contratação da empresa que construirá a plataforma P-91, que será a 12ª destinada ao campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.


O investimento espera consolidar Búzios como maior campo produtor da Petrobras (por enquanto é o campo de Tupi, também na Bacia de Santos) e ampliar a relevância para o suprimento de gás natural no país.


A P-91, além de produzir gás, atuará como um hub (ponto de concentração), isto é, terá capacidade para receber e escoar gás produzido em outras plataformas do campo que não foram originalmente desenhadas para exportação do combustível.

O gás escoado será direcionado ao Complexo de Energias Boaventura (antigo Comperj), em Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro, por meio do gasoduto Rota 3.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Bandeira de cartão terá de pagar transações em caso de falhas

Economia
Imagem de destaque

Banco Central estabelece regras para o mercado de criptoativos

Economia

Pesquisa mostra que empresas não se adaptaram para reforma tributária

Economia

Eficiência gerou bons resultados da Petrobras, avalia diretoria

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Imagens mostram estudante de 13 anos sendo esfaqueada por aluno dentro de escola

Cidade
Londrina e região

Família diz estar abalada após morte de bebê de apenas dois meses em Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de abuso é agredido e tem carro incendiado em Jataizinho

Cidade
Londrina e região

Síndica se pronuncia após ser agredida em protesto em condomínio na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos morre em confronto com a Rotam na PR-445

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 36 | Polarização e Redes Social | Cristina Consalter

Podcast Pod Tah | EP 34 | A Trajetória da Dra. Daniela Ribeiro na Odontologia

Podcast Conversa com Nassif | EP 8 | 10 Anos à Frente da Retorno Ambiental | Felipe Figueiredo

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.