Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

PIX: conheça os impactos da tecnologia para pessoas físicas, micro empreendedores e empresas

14 out 2020 às 11:49
Por: Redação Tarobá News

 Se você algum dia já precisou fazer uma transferência bancária, pagamento ou compra de qualquer natureza, com certeza conhece os desafios, custos e limites dessas operações. Na era da internet e do mobile, os bancos vêm sofrendo com os concorrentes mais novos e digitais, que chamam a atenção dos consumidores devido à qualidade do serviço, custo inferior e experiência inovadora. Ainda assim, os bancos faturaram em 2019 mais de 2 bilhões de reais em processamento dos tipos TED/DOC, além de mais de 5 bilhões de reais com boletos, entre outros meios de pagamento. 

 O novo sistema de pagamentos do Banco Central, o PIX, é um projeto que começou em 2013, mas foi oficialmente lançado este ano. Apesar do serviço funcionar apenas a partir de 16 de novembro de 2020, ele vem chamando muito a atenção nos últimos dias, principalmente pela rápida adesão dos brasileiros. “Já foram cadastradas mais de 3,5 milhões de chaves desde o primeiro dia de abertura para o cadastro (05 de outubro), impactando inclusive o funcionamento de alguns sistemas bancários pelo volume de pessoas buscando a solução”, conta Rafael de Tarso Schroeder, professor de Empreendedorismo e Inovação do ISAE Escola de Negócios.

 Segundo Rafael, o PIX muda completamente a regra do jogo. Seja como pessoa física ou jurídica, a solução permite a realização de transferências a qualquer momento, disponibilidade 24 dias, 7 dias por semana, com velocidade - a promessa é liquidação em até 10 segundos -, conveniência e integração com diversas plataformas e casos de uso. Ou seja, o cliente ganha em eficiência e agilidade nas operações e relações de troca financeira. “A melhor parte é que não existe um limite de valores, horários ou aquela velha desculpa que o dinheiro ‘só cai’ na segunda-feira”, diz. “Tive a oportunidade de cadastrar duas chaves (CPF e e-mail) nos dois bancos que tenho conta, o processo foi bem rápido e fácil”, exemplifica o especialista. Lembrando que são 5 chaves para pessoa física e 20 para pessoa jurídica.

 A princípio, o PIX não terá custo para pessoas físicas e alguns bancos já fizeram alguns comunicados que não farão cobrança das empresas. Contudo, mesmo nos casos que haverá cobrança, o custo será muito menor que dos atuais modelos. Para os micro e pequenos empresários a vantagem é ainda mais significativa, a expectativa é mais agilidade nas vendas, fluxo de caixa mais consistente, liquidação de pagamento e negociação com fornecedores. “A promessa é que o PIX, somado a outras iniciativas como o Open Banking e o Cadastro Positivo, traga mais transparência, competitividade e principalmente aceleração da digitalização de micro e pequenos empresários”, explica ele.

 Alguns especialistas alertam para os riscos de segurança, principalmente neste momento de adesão. Parte pela baixa compreensão digital de muitos brasileiros e, em muitos casos, graças a criatividade e uma série de técnicas da malandragem para captar dados, informações sensíveis e, principalmente, o dinheiro da população. Segundo  o ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Beny Parnes,"o PIX é extremamente frágil do ponto de vista de segurança, porque o cadastro é muito simples. O Brasil não é um país seguro onde você pode andar na rua tranquilamente com o seu celular. Então você terá tudo salvo neste aparelho”.

Outras notícias

Marinho diz que juros pesaram mais que tarifaço no emprego em 2025

Juros para famílias sobem para 60,1% ao ano em 2025

Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025, aponta Caged

 Por outro lado, os operadores financeiros reforçam que diversas estratégias estão sendo adotadas, como a definição de limites em consenso com o cliente e conforme o perfil de movimentação financeira. “Vale ressaltar que a tecnologia que o PIX utiliza não é nova, porém o conceito pode ser sim considerado disruptivo, ao facilitar as operações e abrir novas possibilidades, inclusive de modelos de negócios diferentes e melhorando a circulação dos recursos entre as pessoas, empresas e reduzindo o custo país em relação aos negócios”, completa Rafael de Tarso Schroeder.

Assessoria 

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Fed mantém taxa de juros dos EUA inalterada, na faixa entre 3,50% e 3,75%

Economia
Imagem de destaque

Ouro bate recordes na cotação internacional; entenda os motivos

Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 68,8 bilhões em 2025

Economia

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Londrina entra em alerta laranja para temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Paraná
Londrina e região

Jovem morre após ser linchado por crime que não cometeu em Ponta Grossa

Cidade
Londrina e região

Pedágio na BR-369 em Rolândia gera revolta entre moradores e mobiliza autoridades

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.