Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Sinalização positiva nas relações EUA-China deixa bolsas da Europa em alta

14 mai 2019 às 14:20
Por: Estadão Conteúdo

Os mercados acionários europeus encerraram a sessão desta terça-feira, 14, em alta, diante da repercussão de falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que avaliou positivamente as negociações comerciais com a China. Nesse cenário, o índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 1,01%, para 376,34 pontos, e recuperou parte das perdas vistas no pregão anterior.

Na segunda-feira, Trump voltou a se mostrar otimista quanto a um acordo comercial entre os EUA e a China, que, de acordo com o republicano, de acontecerá "na hora certa", o que motivou investidores a ir às compras de ações em solo europeu. Hoje, o líder americano voltou a dizer que as negociações estão em andamento e sinalizou que um entendimento entre as duas maiores economias do globo pode ser alcançado.

As tensões comerciais sino-americanas têm afetado as perspectivas para a economia mundial. Na zona do euro, a Eurostat informou que a produção industrial recuou 0,3% em março ante fevereiro e 0,6% na comparação anual. Os resultados na base anual, porém, ficaram acima do esperado à medida que analistas estimavam que a produção da indústria da zona do euro caísse 0,8%.

Outro fator que animou o mercado foi a divulgação do salário médio excluindo-se bônus no Reino Unido, que avançou 3,3% no trimestre até março, um pouco abaixo da alta de 3,4% esperada pelo mercado. O fato dá sinais de que a inflação britânica não mostra tanto fôlego quanto o esperado, o que pode levar o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) a manter as taxas de juros inalteradas. Nesse contexto, a bolsa de Londres apresentou avanço de 1,09%, para 7.241,60 pontos, encerrando o dia na máxima.

No noticiário corporativo, o segmento de automóveis se favoreceu com o anúncio de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da divisão de caminhões da montadora alemã Volkswagen, levando as ações da companhia a subirem 0,84%. A bolsa de Frankfurt subiu 0,97%, chegando aos 11.991,62 pontos.

Em Paris, o índice CAC 40 encerrou o dia com 5.341,35 pontos, em alta de 1,50%, na máxima do dia, acompanhando o Ibex 35, de Madri, que avançou 0,89% e fechou com 9.127,60 pontos. Na bolsa de Milão, o FTSE MIB apresentou crescimento de 1,45%, para 20.892,66 pontos, também na máxima do dia, enquanto em Lisboa o PSI 20 teve alta de 0,76%, para 5.109,10 pontos.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Receita exonera auditor alvo de operação da Polícia Federal

Economia
Imagem de destaque

Alckmin anuncia regulamentação de salvaguardas em acordos comerciais

Economia

Tesouro paga R$ 257,7 mi em dívidas de estados e municípios em janeiro

Economia

Financiamento de veículos cresceu 9,2% em janeiro

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Santa Casa de Londrina busca familiares de paciente desconhecido em estado grave

Cidade
Cascavel e região

Imagens mostram discussão e fuga de suspeito após feminicídio em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Suspeito de matar criança, dono de pastelaria já havia sido detido por filmar mulheres em banheiro

Paraná
Paraná

Turista levanta bebê sobre grade de proteção nas Cataratas e causa tensão no PR

Cidade
Londrina e região

Londrina registra o dia mais quente do ano com marca histórica de 35.1°C

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 53 | A Nobreza da Advocacia | Victor Rocha

Podcast do Marcelo Villa | EP 4 | Gestão, Saúde e Bastidores | Felippe Machado

Podcast Falando de Gestão | EP 48 | Reunião de ex-alunos - Lições da gestão estratégica

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.