Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

STF/Toffoli nega pedido de Teresina para barrar funcionamento de fábrica da Ambev

13 abr 2020 às 06:37
Por: Estadão Conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, negou na terça-feira, 7, um pedido da prefeitura de Teresina para proibir o funcionamento de uma fábrica da Ambev durante a pandemia do novo coronavírus.

Na decisão, Toffoli argumenta que a "tomada de medida extrema" como um decreto municipal para suspender atividades consideradas não essenciais precisa ser fundamentado por parecer técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o presidente da Corte, a "simples existência da pandemia" não pode "servir de justificativa".

O Tribunal de Justiça do Piauí já havia imposto uma derrota ao município e permitido o funcionamento da fábrica da Ambev.

A decisão de Toffoli foi tomada um dia antes de outro ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidir que governos estaduais e municipais têm direito a adotar medidas restritivas legalmente permitidas durante a pandemia da covid-19 sem consultar o governo federal.

A Anvisa hoje é chefiada por Antonio Barra Torres, alinhado à visão do presidente Jair Bolsonaro de que é possível fazer um "isolamento vertical" no País, focado em idosos e integrantes do grupo de risco da doença, e retomar a atividade econômica. A posição é um contraponto à postura do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defensor do isolamento social.

Outras notícias

Abono salarial de 2026 já pode ser consultado a partir desta quinta (5)

BNDES libera R$ 280 mi para fábrica de bateria da transição energética

Comissão do Senado que investigará Master quer questionar Lula e Galípolo

Torres estava ao lado de Bolsonaro em 15 de março, quando o presidente ignorou orientações do Ministério da Saúde e participou de manifestações pró-governo num momento em que o número de infectados pelo novo coronavírus já estava em ascensão no País.

Parecer. Na decisão, Toffoli diz que a situação requer ações governamentais, mas ressaltou que elas precisam ser "coordenadas e devidamente planejadas pelos entes e órgãos competentes, e fundadas em informações e dados científicos comprovados".

"Bem por isso, a exigência legal para que a tomada de medida extrema, como essa ora em análise, seja sempre fundamentada em parecer técnico e emitido pela Anvisa", diz o documento.

O presidente do STF sustenta ainda que "decisões isoladas, como essa ora em análise (do município de Teresina), que atendem apenas a uma parcela da população, e de uma única localidade, parecem mais dotadas do potencial de ocasionar desorganização na administração pública como um todo, atuando até mesmo de forma contrária à pretendida".

Para Toffoli, o decreto municipal que restringiu o funcionamento de atividades não essenciais "carece de fundamentação técnica, não podendo a simples existência da pandemia que ora assola o mundo, servir de justificativa, para tanto".

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Piauí tem 44 casos confirmados de covid-19, com 7 vítimas fatais. O índice de mortalidade no Estado está em 15,9%. Mandetta tem ressaltado, porém, que algumas regiões podem ter subnotificação de casos, pois o Brasil enfrenta falta de testes e tem priorizado casos graves nos exames para confirmação da infecção.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Reciclagem dá desconto no Imposto de Renda em 2026

Economia
Imagem de destaque

Fim da escala 6x1 entra na agenda de 2026 com quatro projetos no Congresso

Economia

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

Economia

Novas regras de segurança do Pix entram em vigor; veja mudanças

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Governo do Paraná suspende instalação de pórtico de cobrança na BR-369 em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na Gleba Palhano reclamam de falta de energia frequente

Cidade
Londrina e região

Suspeito nega envolvimento e aponta esposa como responsável por esquema milionário

Cidade
Londrina e região

Idosa de 79 anos morre atropelada na Avenida dos Pioneiros, em Londrina

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 49 | A Fé no Mundo Corporativo | Ana Paula Gil

Podcast do Marcelo Villa | EP 2 | Segurança e Defesa Social | Felipe Juliani

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.