A primeira fase do Vestibular 2023 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acontece no dia 5 de março e já está com a prova elaborada para ser aplicada a 20.858 inscritos. O concurso oferece 2.541 vagas em 52 cursos de graduação.
Nesta edição, as provas serão aplicadas em duas etapas, sendo a primeira fase em cinco cidades do Paraná: Londrina, Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. A segunda fase será exclusivamente em Londrina.
Na avaliação da coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, os estudantes preferem que o vestibular volte a funcionar em duas fases e pede atenção e tranquilidade aos inscritos.
“É a reta final, são poucos dias para a realização da primeira fase do vestibular. A prova está elaborada, ensalamento em todos os locais de prova, agora é os estudantes terem calma e prestarem atenção às informações que a Cops dá. No dia 24, sai o cartão de identificação, tem que olhar o local onde ele vai realizar a prova, a sala, e chegar com bastante antecedência”, disse Garcia.
Descentralização
Esse ano o Vestibular voltará a ser aplicado em outras cidades paranaenses. Um total de 17.250 candidatos deverão fazer as provas em Londrina. Outros 2.577 farão os exames em Curitiba; 561 em Cascavel; 319 em Umuarama e 171 em Guarapuava. Ainda de acordo com a professora Sandra, uma pequena alteração do quantitativo poderá ocorrer na medida em que se confirmem mais pagamentos de pré-inscritos pela rede bancária.
Provas
A 1ª fase, no dia 5 de março, terá 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4.
A prova de Habilidades Específicas do curso de Música será aplicada ainda neste ano, no dia 4 de dezembro, exclusivamente em Londrina. O resultado da 1ª convocação será divulgado em 4 de maio, no site da Cops.