Na manhã desta segunda-feira (7), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), assinou um Termo de Parceria com a plataforma digital Árvore, com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura dos alunos da rede municipal e estimular o gosto pelos livros. A partir de agora, 5.500 estudantes do 4º ano terão acesso aos materiais disponíveis no aplicativo durante quatro meses, inicialmente, sem custos para a SME neste período.
Com isso, Londrina é a primeira rede municipal do Paraná a fechar parceria com a Árvore, que atua também na rede privada e estadual. A plataforma digital é desenvolvida por uma empresa do Rio de Janeiro e conta com um acervo de mais de 30 mil livros digitais, de cerca de 600 editoras, que podem ser acessados por meio de diferentes dispositivos como celulares, computadores e tablets. A Árvore possui tanto livros não didáticos, como contos, histórias em quadrinhos, voltados ao divertimento das crianças, quanto obras paradidáticas, ligadas a todas as disciplinas e que auxiliam os professores na condução da leitura de seus planos de aula em sala.
A ferramenta também inclui diversas atividades pedagógicas baseadas nos conteúdos dos livros, como projetos temáticos, jogos, sequências didáticas e concursos, e permite que os professores troquem experiências com docentes de outros municípios. Os materiais são selecionados através de curadoria e classificados por faixa etária, segmento escolar e nível de leitura. O principal diferencial da plataforma é que ela fica disponível para acesso off-line, por isso os alunos conseguem realizar a leitura mesmo sem ter acesso à internet em casa, basta fazer o download do livro na escola. Além disso, todos os dados de leitura são gerados e acompanhados em tempo real.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que todas as crianças do 4º ano vão ter acesso aos livros sugeridos pelos professores, os quais poderão ser lidos em casa. “Os professores vão sugerir leituras e trabalhar a partir destes livros pelo menos por quatro meses. Depois, vamos monitorar todos os dados, saber quais livros foram lidos, quantos alunos leram, por turma, por escola, para que possamos ter novas ações como esta, incentivamos a leitura. O ganho é que todos os aluno vão ter uma biblioteca em casa e vamos conseguir monitorar todos os dados para investir em mais ações”, apontou.
Ahmad Osman, da área de Relacionamento Governamental da Árvore, informou que o propósito da plataforma é melhorar a aprendizagem por meio da leitura. Segundo ele, a ferramenta tem um viés muito forte na recuperação da aprendizagem, fundamental no contexto da pandemia. “Os alunos sofreram muito com a pandemia na questão no letramento e contato em sala de aula. E essa plataforma de livros junta materiais pedagógicos que auxiliam os professores na condução em sala de aula da leitura e de projetos de leitura, melhorando a aprendizagem e o letramento das crianças. Diversos estudos comprovam a correlação entre o aumento da leitura e o aumento da aprendizagem, por isso trabalhamos desde 2013 com essa missão”, apontou.
Osman contou que a empresa já acompanhava da rede municipal de Londrina há algum tempo e lembrou que o município teve uma melhora muito grande no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos últimos anos. “Sempre procuramos parcerias com redes que estão abertas à inovação, que estão se atualizando. E uma das consequências pandemia foi a atualização em termos de tecnologias e materiais e ficamos muito felizes de entrar em Londrina, na rede municipal”, afirmou.
Por meio da parceria executada com a Prefeitura de Londrina, os profissionais da rede municipal passarão por cursos de formação disponibilizados pela empresa para cerca de 250 educadores, a fim de que possam utilizar todas as potencialidades da plataforma. Contribuíram para a articulação da iniciativa o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, a deputada federal Luísa Canziani e a vereadora Professora Flávia Cabral.
A deputada federal Luísa Canziani disse que hoje é um dia histórico para a cidade de Londrina, para a rede municipal, para as crianças, suas famílias e, consequentemente, para o futuro do município. “Podermos contar com uma plataforma que vai disponibilizar uma série de obras, que se reverterão em conhecimento, aprendizado e cultura, para nossas crianças e jovens, é fantástico. É a tecnologia dando mais oportunidades, acesso e visibilidade para uma pauta que é fundamental, que é a proficiência, a leitura. Londrina mostra, mais uma vez, que é um cidade inovadora. Parabéns ao prefeito Marcelo Belinati, à secretária Maria Tereza e toda a equipe da Educação”, frisou.
O secretário Alex Canziani contou que o município foi procurado pela vereadora Flávia Cabral, que mostrou a plataforma e uma oportunidade fantástica para atender a rede. “Em seguida falamos com a nossa dinâmica secretária, que se entusiasmou e agora a parceria se firma. A ideia era começarmos muito pequenos, mas graças a generosidade da Árvore já vamos atender mais de 5 mil alunos. Ter uma biblioteca com mais de 30 mil livros à disposição destas crianças é sensacional. Acredito que isso será um grande instrumento para que possamos melhorar, cada vez mais, a leitura”, enfatizou.
A vereadora Professora Flávia Cabral, que além de vereadora é professora de língua portuguesa, literatura e de redação, lembrou que, enquanto professora, sempre teve a limitação de não ter à disposição a quantidade de livros adequada aos estudantes e que quando soube da plataforma por Ahmad Osman, que foi seu aluno no passado, percebeu a oportunidade que a iniciativa poderia proporcionar. “Com a pandemia, os nossos alunos se transformaram, de repente, em leitores digitais. Então percebi que esta ferramenta daria a eles a capacidade de desenvolvimento da leitura e o acesso a muito mais livros que eles teriam fisicamente. Entendemos que a sociedade mudou, que a pandemia trouxe a inovação para a sala de aula e não podemos abrir mão disso”, expôs.