A Secretaria Municipal de Educação (SME) inicia, nesta quinta-feira (4), por meio de aulas remotas, o ano letivo de 2021. Retornarão às aulas os cerca de 45 mil alunos matriculados nas 88 escolas municipais, 35 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e 56 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. As atividades presenciais estão suspensas até 28 de fevereiro, e ainda não há previsão para a retomada
Com o objetivo de auxiliar a participação dos estudantes nas atividades do primeiro semestre, a SME promoverá a entrega de kits educacionais para todas as crianças matriculadas na rede municipal. Cada unidade escolar terá a responsabilidade de organizar a distribuição dos materiais para seus estudantes. Para evitar aglomerações, as entregas poderão ser agendadas, via WhatsApp, junto aos pais e responsáveis pelos alunos, e realizadas pelos professores de cada turma em dias e horários específicos. No caso de famílias que não possuem acesso às tecnologias de comunicação ou não têm condições de se deslocar, as ações serão realizadas em domicílio, pelos docentes que exercem a função de professores mediadores.
No CMEI Valéria Veronesi, que atende 440 crianças dos níveis C1 ao P5, serão distribuídos dois kits distintos a partir de sexta-feira (5). Um para os alunos entre zero e três anos, que inclui folhas de sulfite, giz de cera, tinta guache e massa de modelar; e outro para a faixa etária de quatro a cinco anos, em fase de pré-alfabetização, que também contará com lápis e cadernos de desenho e de linguagens. Além disso, todas as crianças receberão uniformes escolares de inverno e verão. Na próxima segunda-feira (8), após a finalização da entrega, os professores da unidade realizarão reuniões virtuais com os pais e responsáveis pelos alunos, para explicar como serão organizadas as aulas remotas.
Segundo a professora do CMEI, Kely Rodriguez Prado, a entrega dos materiais é uma iniciativa de grande importância para as crianças e suas famílias. “Muitos dos nossos alunos vêm de famílias carentes, e não possuem meios para adquirir os materiais. Através da distribuição dos kits, damos a eles condições de acompanhar o ano letivo e prosseguir com o seu desenvolvimento”, disse.
N.Com