O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL aprovou nesta quinta-feira (11) a nova data do Vestibular 2021 que será realizado dia 30 de maio, em fase única, das 14h às 19h e obedecendo todo o protocolo sanitário para garantir a segurança dos mais de 27 mil inscritos e da equipe responsável pela aplicação e fiscalização dos exames. Os conselheiros também referendaram a suspensão do concurso, que estava agendado para o próximo domingo (14).
A prova foi suspensa no último dia 26 de fevereiro em virtude do agravamento da pandemia de Covid-19, que provocou a superlotação dos hospitais em todo o país e considerando o Decreto Estadual nº 6983, que determinou medidas restritivas obrigatórias para o enfrentamento da emergência de saúde pública em todo o Paraná.
A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) também divulgou o novo cronograma do Vestibular. O Cartão de Inscrição sai dia 24 de maio, a 1ª convocação será em 5 de julho, a partir das 12h. A listagem será divulgada no site da Cops. A pré-matrícula dos aprovados será realizada de 5 a 8 de julho, no Portal do Estudante. A postagem da documentação pessoal e acadêmica deverá ser feita entre os dias 5 e 9 de julho, diretamente à Pró-reitoria de Graduação (Progad) da UEL, conforme descrito no Manual do Candidato.
Decisão
O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou que a nova data dos vestibulares das Universidades Estaduais paranaenses foi debatida entre os reitores no final do mês passado, quando as instituições decidiram pelo adiamento dos concursos. O objetivo foi tentar evitar choque de datas, possibilitando que estudantes do estado possam tentar vaga em mais de uma instituição.
Ele lembrou ainda que, no ano passado, a Cops juntamente com o CEPE, decidiu por um Vestibular em formato excepcional para este momento de pandemia, em fase única e com taxa de inscrição diferenciada. Como consequência a UEL registrou mais de 27 mil inscritos, consagrando-se como o concurso que mais cresceu entre as Universidades Estaduais.
A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, afirmou que a nova data foi proposta pela equipe da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), que pertence à Cops, considerando também uma distância entre feriados no país. Segundo ela, em datas que acumulam dias de folga existe uma tendência de mais viagens familiares, encontros, festas e eventos que aglomeram pessoas. A expectativa é de ocorra uma movimentação menor nos hospitais brasileiros no final de maio, a partir de maior controle e menor infestação pela Covid-19.
Logística
A UEL havia divulgado em fevereiro o planejamento que prevê a logística e os cuidados que deverão ser tomados para reduzir os impactos da pandemia do novo Coronavírus durante a prova. Em números, para aplicação da prova deverão ser utilizadas 1.430 salas de aulas distribuídas em 74 escolas, Universidades e Faculdades de Londrina, mais que o dobro dos anos anteriores. Os cerca de 27,5 mil inscritos deverão obedecer o protocolo recomendado pelas autoridades de saúde como aferição de temperatura, uso de máscara e álcool 70, além do distanciamento social.
A UEL deverá utilizar quase 3 mil pessoas, número maior que o utilizado nos anos anteriores, por causa do aumento de salas. As providências incluem ainda e protocolos para higienização de chão, banheiros, maçanetas etc. Os candidatos deverão ter a temperatura aferida, em todos os locais de provas. Todos os estudantes receberão informações no Cartão do Candidato sobre a obrigatoriedade do uso e da troca de máscaras durante a prova. Outra providência será uma sala especial, em cada local de prova, para recebimento de pessoas que apresentarem qualquer sintoma de saúde, com distanciamento ampliado.
Confira o novo Cronograma do Vestibular 2021:
30 de maio – 14 horas: Provas em fase única
5 de julho – 12 horas: 1ª Convocação.
5 a 8 de julho – Pré-matrícula dos convocados em 1ª chamada.
5 a 9 de julho – postagem da documentação de matrícula à Prograd/UEL.
Com assessoria