Apucarana divulgou o calendário de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2023 dos 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas que compõem a rede municipal. De 17 a 31 de outubro, as secretarias escolares devem realizar a renovação das matrículas dos alunos que já frequentam as unidades de ensino. Já as novas matrículas serão realizados de 1 a 25 de novembro.
“Os nossos servidores foram orientados a preparar todos os documentos e entrar em contato com os pais, por meio de bilhetes na agenda das crianças ou telefonemas, orientando-os sobre como será feito o atendimento,” disse a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
A matrícula dos alunos que estão deixando os CMEIs para ingressarem nas turmas de Infantil 4 das escolas municipais será realizada com base na localização onde a criança mora. “Neste caso, os pais receberão uma carta contendo o nome da escola em que devem matricular seu filho ou filha. A indicação da escola de destino é feita através de georreferenciamento, ou seja, alunos que moram num raio de dois mil metros da instituição de ensino têm preferência pela vaga,” acrescentou a secretária.
Já as matrículas de alunos que se encontram fora da rede municipal de ensino e as transferências de estudantes entre escolas municipais serão feitas, em caso de existência de vagas, no período de 28 de novembro a 16 de dezembro.
Os documentos necessários (original e cópia) para efetuar a primeira matrícula e a transferência são: certidão de nascimento, declaração de vacina atualizada (que pode ser obtida junto às Unidades Básicas de Saúde), cartão nacional do SUS, comprovante de residência (preferencialmente a conta de luz) e documentos dos pais ou responsável pela criança (RG e CPF).
As matrículas dos estudantes que estão no 5º ano em 2022 e vão para o 6º ano em 2023 deverão ser feitas pela internet, no portal da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, no período de 12 a 31 de outubro. Neste caso, os pais devem acessar a “Área do Aluno”, no endereço www.areadoaluno.seed.pr.gov.br, onde estão disponíveis as cartas-matrículas para os Anos Finais do Ensino Fundamental.