A Associação de Ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina – Alumni UEL, debate, nesta quinta-feira (29), a contribuição da universidade na construção do SUS, Sistema Único de Saúde.
A palestra começa às 20h e será via internet. O evento contará com a participação do médico Nelson Rodrigues dos Santos, ex-diretor do Centro de Ciências da Saúde e ex-professor da UEL e de Márcio Almeida, médico, ex-aluno e ex-vice-reitor da UEL. O foco é realçar as primeiras ideias do sistema público de saúde, universal e gratuito no país, geradas na universidade. Para participar é só acessar a Alumni UEL no Youtube.
O professor Nelson Rodrigues dos Santos, conhecido nacionalmente como Nelsão, é figura histórica na luta democrática e pela reforma sanitária no Brasil. Graduado em Medicina e Doutor em Medicina Preventiva pela USP, foi professor titular de Saúde Coletiva na UEL. Na década de 70, ele coordenou o Departamento de Saúde Comunitária e implantou os primeiros postos de saúde periféricos do município, na zona urbana e rural, com a visão multiprofissional e com ações de prevenção e de atenção integral à saúde da população. Uma inovação dentro do modelo de saúde vigente no país e embriões do que viriam a ser, décadas depois, as Unidades Básicas de Saúde do SUS.
Nelsão foi também diretor do Centro de Ciências da Saúde da UEL, ocasião em que foi sequestrado e preso, arbitrariamente, vítima da repressão política em curso no país e na universidade. A denúncia de sua prisão, feita publicamente pelo Diretório Central dos Estudantes, teve grande repercussão na imprensa, junto à comunidade acadêmica e autoridades de todo o país. Depois da UEL, de onde saiu em 1977, o professor Nelson Rodrigues dos Santos foi consultor da OPAS - Organização Panamericana da Saúde e da OMS – Organização Mundial da Saúde. Atualmente, é professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas e presidente do Idisa – Instituto de Direito Sanitário Aplicado.
O médico Márcio Almeida graduou-se pela UEL em 1973 e é mestre em Medicina Social pela UERJ e doutor em Saúde Pública pela USP. Médico sanitarista, foi vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina e coordenador do curso de Medicina. Em 1972, Márcio foi presidente da primeira gestão do Diretório Central de Estudantes da UEL. Com grande participação na vida política e administrativa de Londrina e do estado, foi secretário de Saúde do município, vereador e deputado estadual do Paraná. É presidente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – Inesco.