As aulas nas escolas estaduais de Londrina foram retomadas com 100% de atendimento nesta segunda-feira (27), conforme a resolução publicada pelo Governo do Estado, que define as novas medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 nas instituições de ensino públicas e privadas do Paraná e prioriza o retorno presencial nas escolas.
A determinação é que somente alunos que tenham comorbidade ou estejam em isolamento por doença, continuem acompanhando o ensino remoto, todos os outros estudantes devem voltar a frequentar as aulas presenciais.
As escolas têm o prazo de uma semana para comunicar os pais e alunos.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA NO VÍDEO
Até agora cerca de 50% dos estudantes em todo o estado estão frequentando as escolas. A outra metade acompanha a educação pelo ensino remoto. Essa era uma escolha de pais e responsáveis, mas a partir de segunda feira passa a ser uma determinação.
A nova resolução foi lançada na mesma semana em que o Governo do Paraná anunciou o início da imunização em adolescentes. Para esse público, o Ministério da Saúde garantiu o envio de quase 99.500 doses da Pfizer ao Estado para atender esse público. A vacinação de pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente.
Todas as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento de um metro estão mantidas. O secretário estadual de Educação considerou que o ensino presencial é fundamental, que muitos estudantes tiveram o desenvolvimento prejudicado e que com o avanço da imunização e a diminuição dos casos de Covid, o momento é seguro para o retorno.