Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Educação

Biblioteca Eugênia Monfranati recebe contação de história nesta quinta

02 nov 2022 às 18:53
Por: Portal Tarobá
Foto: divulgação

A Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, da região sul de Londrina, terá nesta quinta-feira (3) a contação da história do livro “Princesas Negras”, das autoras Edileuza Penha de Souza e Ariane Celestino Meireles. Com início às 14h, a atividade é mediada pela professora da rede municipal, Almerita Jurema de Paula, e é oferecida pela Rede Intersetorial da Região Sul da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), da Prefeitura de Londrina. A Biblioteca da região sul integra o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e fica na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, no Ouro Branco. Tendo entrada gratuita, a atividade é aberta ao público em geral.


De acordo com o técnico de gestão pública da unidade, Paulo Cesar Vilas Boas, a contação de história desta quinta é voltada a crianças de 7 a 10 anos. “Vão comparecer alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz, mas a atividade é aberta a todos que queiram participar. Temos espaço para cerca de 50 pessoas”, contou.


Para a professora Almerita Jurema de Paula, que ministrará a ação, a história tem um significado muito especial. “Eu realizo desde 2014 o projeto Africantar, no qual trabalho com crianças da Rede Municipal de Londrina sobre a formação da identidade negra. Abordo com elas a cultura de paz e antirracismo, e desde que conheci o livro ‘Princesas Negras’, fiquei encantada”, afirmou.


A professora já contou a história em outras ocasiões, dentre elas, na quarta edição do evento Crespinhos, do Coletivo Black Divas, em 22 de outubro, que abordou vestimentas, cabelo e identidade junto a crianças negras. “É uma história muito importante, pois tem representatividade; é um livro muito sensível e consigo mostrar com ele o potencial das crianças negras. Vou vestida como a princesa Tiana, do filme da Disney ‘A princesa e o sapo’, e conto a história dela também. Trabalho com elas sobre a beleza do cabelo afro, sobre o conceito de equidade e sobre a diversidade”, descreveu.


Ela relatou os resultados que a história tem tido com as crianças. “Meu maior encantamento aconteceu recentemente. Para a Semana da Leitura deste ano, em 6 de outubro, contei essa história na Escola Municipal Roberto Alves de Lima Júnior. Tempos depois, no Londrina Mais, uma das professoras veio me contar que, no dia seguinte à minha visita, as meninas negras da escola vieram todas com seus cabelos soltos, enfeitados com fitas. Fico muito feliz com esse trabalho de leitura e os resultados que tem tido, até para o fortalecimento da auto estima das crianças”, contou.

Outras notícias

Estudantes de Londrina criam adesivo biodegradável que alerta para radiação solar

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Inscrições para o Enem 2025 devem começar em 26 de maio; veja datas


Para esta quinta, as expectativas da professora são positivas. “Espero encantar as crianças. Para as crianças negras, espero que possam se identificar e contribuir para a formação de suas identidades, quero que elas possam se reconhecer e se orgulhar. E para as crianças que não são negras, quero ajudá-las a ver que estão num mundo muito diverso, e que é importante reconhecer e respeitar as identidades de todos. Trago para todas elas uma frase da filosofia Ubuntu, ‘Eu sou porque nós somos”, que é sobre percebermos nossa humanidade entre os demais, para que elas possam entender a importância de todos os seres humanos”, concluiu.


Contação de Histórias

O técnico de gestão da unidade destacou ainda que a Biblioteca participa também do projeto “Toda Quinta tem História”, do Sistema de Bibliotecas Públicas. “Por esse projeto, teremos contação de história na última quinta-feira do mês, 24 de novembro, programada para as 15h”, explicou. A história de novembro para o projeto será “A Casa da Mosca Fosca”, de Eva Mejuto, mediada pela professora municipal Renata Suzue Ogata nas bibliotecas do Sistema Municipal ao longo do mês.

Veja também

Relacionadas

Educação
Imagem de destaque

Inscrições para bolsas do Prouni encerram nesta terça-feira

Educação
Imagem de destaque

Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira

Educação

Projeto limita eletrônicos em escolas e reforça alerta sobre uso infantil da internet

Educação

Fies 2025 terá 50% das vagas reservadas para inscritos no CadÚnico

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana deve ser muito chuvosa e amenizar o calor em Londrina nos próximos dias

Cidade

Vítima de homicídio no centro de Cascavel é identificada

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.