Sete escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE)foram indicadas pela Secretaria de Educação para ingressar no programa Paraná Integral. Cinco delas são de Londrina, os colégios estaduais Benjamin Constant, Hugo Simas, Gabriel Martins, Olympia Morais Tormenta e Vicente Rijo. Os outros dois são o Olavo Bilac, em Cambé, e Malvino de Oliveira, em Porecatu.
Na segunda-feira (23), os colégios vão apresentar o programa para a comunidade escolar e realizar uma votação para decidir sobre a adesão. O resultado deve ser divulgado até a próxima sexta-feira (27).
Se a comunidade escolar aprovar, os colégios passam a ofertar o ensino integral a partir de 2022. As instituições vão ter turno único e os estudantes ficarão nove horas na escola, onde serão ministradas disciplinas como empreendedorismo, projeto de vida e programação.
O estado tem 34 colégios no programa Paraná Integral. Desse total, cinco são do núcleo regional, sendo duas de Londrina. O balanço é que a implantação do novo modelo diminuiu a evasão escolar. “O que a gente percebeu é um envolvimento muito grande por parte dos alunos, um interesse pela escola. Também tem aumento da procura da família por essas escolas e a gente percebe a melhoria na aprendizagem desse estudante que lá permanece”, disse a técnica pedagógica do NRE, Cleonice José de Souza.