Nesta quinta-feira (8), das 7h às 19h, as escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) vão abrir para a consulta à comunidade escolar que escolherá os coordenadores pedagógicos para os próximos quatro anos. A votação acontecerá em 88 escolas municipais e 33 CMEIs de Londrina, conforme o Decreto Municipal n° 725. A lista completa dos candidatos ao cargo de coordenador escolar está disponível no site da Prefeitura de Londrina (clique aqui), na aba da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O voto será feito por meio de cédula secreta, sendo que, nesta consulta à comunidade, os votantes (professores e funcionários) receberão uma cédula contendo o nome de todos os candidatos ao cargo de coordenador escolar e deverão assinalar mais de um dependendo do porte da unidade escolar. Para aquelas com até 14 turmas será eleito um coordenador e para as que têm entre 15 e 28 turmas serão escolhidos dois coordenadores. Já para as escolas ou CMEIs com 29 ou mais turmas serão selecionados três coordenadores.
Neste certame, diferentemente do processo de seleção dos diretores, poderão votar somente os professores e funcionários efetivos das unidades escolares. Para os candidatos não escolhidos (sem votos) será computado voto em branco.
Para concorrer à função de coordenador pedagógico é preciso ter, no mínimo, quatro anos de docência na rede municipal de ensino de Londrina; flexibilidade de horário; graduação em pedagogia ou licenciatura desde que acompanhada de pós-graduação em administração escolar ou gestão escolar. Além disso, os inscritos precisaram apresentar os documentos pessoais e acadêmicos; conclusão do curso “Gestão Escolar: princípios e práticas para o exercício das funções de diretor e coordenador”; elaborar e apresentar um Plano de Trabalho da Gestão Escolar; defender esse plano para a comissão organizadora da seleção; e responder ao Mapeamento de Competências para a Liderança Escolar.
A última fase do processo de seleção será a participação presencial na cerimônia de posse e na formação inicial para nova equipe gestora, sendo que a homologação dos eleitos será no dia 1º de janeiro de 2023, data na qual os novos gestores já são responsáveis pela unidade escolar. Por isso, os aprovados começarão a atuar na rede municipal a partir de 2023 e terão mandato de quatro anos. No dia 25 de janeiro, às 8h30, será realizada a cerimônia de posse dos novos gestores. Na sequência, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, acontecerá o curso presencial e obrigatório para os eleitos.
Caso os candidatos ou aqueles que vão votar tenham alguma dúvida, a Secretaria Municipal de Educação elaborou dois arquivos com perguntas e respostas para sanar essas questões. Eles podem ser lidos no site da SME (clique aqui).