Todos os locais
Todos os locais
Educação

Escola municipal é selecionada em programa de incentivo para meninas nas ciências

23 mar 2022 às 15:41
Por: Redação Tarobá News
Foto: divulgação -

A Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico foi selecionada pelo Garotas STEM, edital de chamada pública lançado pelo programa Mulheres na Ciência. Na escola, são executados dois projetos extracurriculares voltados à iniciação científica, o “WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware” e o Makerspace. Ambos contam com o envolvimento de 130 alunos, do P5 ao 5° ano, inclusive meninas.

O Garotas STEM é uma iniciativa do British Council em parceria com a Fundação Carlos Chagas, e busca impactar meninas que, ainda em idade escolar, enfrentam os desafios para seu engajamento nas áreas de ciências. O objetivo é apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico, incentivando o interesse, a participação e a formação de garotas para carreiras em áreas científicas e tecnológicas, onde as mulheres ainda são pouco representadas.

Para isso, o programa abrange formação de líderes e professores, incluindo treinamento em ensino de ciências e sua interlocução com as discussões de gênero e raça. Os projetos selecionados também poderão receber aporte financeiro, de até R$ 15.000,00 cada. E as atividades de treinamento serão ministradas pelo STEM Education, por meio de uma parceria entre o King’s College London e o British Council.

O Programa WASH está presente na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico desde 2019. Nesse período, os alunos participam de oficinas onde aprendem e aplicam, em projetos práticos, conceitos de linguagens de programação, física e outras ciências exatas.

A implantação do WASH em Londrina foi intermediada pelo secretário municipal de Governo, Alex Canziani, enquanto deputado federal.  Atualmente, o apoio ao programa tem continuidade por meio da deputada federal Luísa Canziani, graças aos recursos aplicados por meio de emendas parlamentares.

Outras notícias

Novo Ensino Médio é sancionado pelo Governo Federal com veto a mudança no Enem

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, enfatizou que mais de cem iniciativas se inscreveram para a segunda edição do Garotas STEM, com seleção final de 30 projetos. “Isso mostra a relevância do trabalho que é realizado na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, a dedicação da diretora e toda sua equipe. Parabéns a todos os professores e professoras, é um privilégio ter em nossa cidade uma escola tão inovadora e com uma equipe tão competente”, frisou.

Concomitantemente ao WASH, é realizado nesta unidade o Makerspace, fruto da tese de mestrado da diretora Thatiane Verni Lopes de Araujo, na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). “O Makerspace é um produto educacional do mestrado, implementado na escola também em 2019”, explicou a diretora.

Para concorrer na segunda edição do Garotas STEM, Araujo inscreveu projetos realizados por quatro alunas da unidade: um projeto de iluminação pública alimentado por energia solar; carrinhos de brinquedo movidos a energia eólica e feitos com material reaproveitado; e um sensor de captura de escorpião.

A diretora contou que as estudantes que participam das oficinas estão muito motivadas a seguirem com os estudos nas áreas de exatas. “Na verdade, toda escola está muito empolgada, mas principalmente as alunas. É uma oportunidade de serem valorizadas neste ambiente, que ainda é tão masculino”, comentou.

Além do incentivo para os estudantes, a gestora considera que um grande benefício da seleção será a capacitação dos professores envolvidos e a oportunidade de firmar novas parcerias. “Vamos ter a chance de fazer ponte entre crianças londrinenses e de outros países; e oferecer aos alunos um contato mais próximo com a língua inglesa. Isso tudo é uma forma de incentivá-los a manterem seus estudos, aumentando o acesso a um futuro de sucesso. É ainda uma prova do potencial das escolas públicas, de motivar os professores a pesquisarem e se dedicarem, mas nada supera a oportunidade de conhecimento que as crianças terão e o impacto que isso vai trazer na vida delas”, enfatizou.

A Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico fica localizada na Avenida Máximo Péres García, 63,  Jardim São Vicente Palotti.

Veja também

Relacionadas

Educação
Imagem de destaque

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Educação
Imagem de destaque

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Educação

Secretaria de Educação desmente fake news sobre colégios cívico-militares

Educação

Com aporte de R$ 3 milhões, UTFPR inaugura novos blocos em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.