Com o fim do decreto estadual previsto para madrugada desta quarta-feira (10), as escolas particulares de Londrina voltam a atender no sistema híbrido os alunos. Segundo o Sindicato das Escolas Particulares, o Sinepe, cerca de 80 escolas estão prontas para receber os alunos com cuidados necessários e recomendações de Saúde.
Após reunião com administração municipal, o prefeito Marcelo Belinati afirmou aos colégios que não vai interferir, mas ressaltou a necessidade de seguir as regras estabelecidas no decreto estadual, que limita a quantidade de alunos nas aulas presenciais. Por outro lado, o ensino híbrido, parte dos conteúdos e on-line e outra parte dentro da sala de aula, está liberado.
“O decreto estabelece em 30% a capacidade máxima de atendimento das escolas e todos os processos de biossegurança precisam ser observados”, afirmou o presidente do sindicato, Alderi Feraresi, que ainda lembrou que os colégios precisam prestar contas com relatórios sobre ocorrências de Covid-19 para o Núcleo de Educação, Vigilância Sanitária e Secretária de Saúde.
A ida até escola também é facultativa, pois os pais e responsáveis podem optar pela manutenção dos filhos em casa com o ensino remoto. As escolas estaduais também devem voltar ao atendimento presencial com as mesmas regras a partir de quarta-feira.