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Londrina atinge 6,4 no Ideb 2021 e supera índices do Brasil e Paraná

16 set 2022 às 19:19
Por: Portal Tarobá
- Foto: Emerson Dias / NCom

Foi divulgado, na manhã desta sexta-feira (16), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2021. Em Londrina, a rede municipal de educação atingiu o índice 6,4 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado alcançado pelos alunos da rede municipal supera o Ideb nacional (5,8), inclusive projetado (6,0), e também do Paraná (6,2).


Utilizando dados do fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, o Ideb nacional monitora, em todos os estados e Distrito Federal, a qualidade do Ensino Fundamental, dividido em séries iniciais e finais, e do Ensino Médio. Seu resultado varia de 0 a 10, sendo que quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb.


As médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes são obtidas por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também conhecida como Prova Brasil. As provas foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, para alunos matriculados no 5° ano da rede municipal. E as taxas de aprovação, que resultam no indicador de rendimento, são aferidas por meio do Censo Escolar, com dados de turmas do 1° ao 5° ano.


No Ideb 2021, os alunos do 1° ao 5° ano da rede municipal de Londrina registraram uma taxa de aprovação de 97,1 mais a nota SAEB de 6,6. “A nota do Saeb é efetivamente o que os alunos sabem de língua portuguesa e matemática, que são os conteúdos avaliados. E a taxa de aprovação significa que, a cada 100 alunos, 97 foram aprovados”, explicou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.


Apesar de se manter acima da média estadual e nacional, Londrina registrou índice inferior ao obtido na avaliação anterior, que foi de 6,8 no Ideb 2019. Essa redução nos indicadores foi observada em praticamente todos os municípios do Brasil.

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Em nota informativa, o Ministério da Educação esclareceu que, mesmo com o Ideb mantendo sua metodologia, a pandemia do novo coronavírus teve grande impacto nas atividades escolares em 2020 e 2021. Um deles envolveu a suspensão das aulas presenciais, com 92% das unidades da educação básica aderindo ao ensino remoto ou híbrido nesses dois anos.


Além disso, houve aumento na aprovação dos estudantes, já que muitas escolas optaram por priorizar habilidades e conteúdos, tendo dois anos para atingir os objetivos de aprendizagem, ao invés de um.

De acordo com a secretária municipal de Educação, ao identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, Londrina optou por utilizar técnicas de recomposição da aprendizagem, alterando a dinâmica das unidades escolares. “Nesse contexto de pandemia, recebemos o resultado do Ideb com muita tranquilidade, apesar de ter uma queda. A gente ficou sem aulas presenciais de março de 2020 até o segundo semestre de 2021. Então a gente reconhece o trabalho que cada professor fez, pois apesar de os alunos ficarem sem aulas presenciais e de tudo o que ocorreu nessa pandemia, tivemos uma queda muito pequena na aprendizagem”, enfatizou.


Moraes também ressaltou que a qualidade do ensino oferecido nas unidades ainda se mostra superior em comparação ao cenário nacional. “Ainda estamos acima da média nacional, estadual e do sul do país, porque temos uma educação de qualidade, com professores que se desdobraram e se reinventaram nessa pandemia. Então reconhecemos todas as ações feitas pelos nossos professores e pela equipe da Secretaria Municipal de Educação”, afirmou.


Trajetória de sucesso – O empenho, a união e o bom relacionamento dos professores. É o que a diretora Nívea Maria Pedrosa Guilherme apontou como fatores para que a Escola Municipal Corveta Camaquã obtivesse o Ideb 8,1, maior dentre toda a rede municipal. E a unidade se supera a cada edição do indicador, tendo partido de 6,1 em 2005, quando o Ideb foi lançado.


Na Escola Municipal Corveta Camaquã, estão matriculados 245 alunos, em turmas do P4 ao 5° ano, nos turnos da manhã e tarde. A diretora, que atua na unidade há 13 anos e é professora da rede municipal há 26 anos, enfatizou que desenvolver o trabalho com carinho e alegria é algo que repercute positivamente entre todos. “Não temos evasão nem alunos com alto índice de faltas. E recebemos a notícia desse resultado, que vem crescendo a cada ano, com muita alegria. Fizemos a Prova Brasil em plena pandemia, os alunos tinham aulas pelo Google ClassRoom, e para nós foi uma vitória inexplicável. Isso é fruto de um trabalho de muitas mãos, toda equipe sempre unida, do P4 ao 5° ano, desenvolvendo um trabalho de excelência, com competência, carinho e com responsabilidade. Além de muito estudo, participando sempre das formações ofertadas pela SME, dos cursos de pós-graduação e mestrado, a equipe nunca para de estudar”, destacou.


Segundo a diretora da unidade, as dificuldades provocadas pela pandemia fizeram os professores se reinventarem, juntamente com a equipe pedagógica. Para que esse esforço atingisse resultado, a união foi primordial. “O maior diferencial da nossa escola é a união. Somos uma equipe que chora e que ri juntas. Não enfrentamos problemas de relacionamento, é sempre muito bom, e cerca de 80% dos professores ficam aqui o dia inteiro. Somos uma família e isso, somado à dedicação e ao trabalho de todos, tem feito a diferença”, concluiu.


Além da Corveta Camaquã, outras cinco escolas municipais evoluíram no ranking do Ideb nesta edição de 2021. São elas: Zumbi dos Palmares, Joaquim Pereira Mendes, Elias Kauam, Professor Juliano Stinghen, e Sônia Parreira Debei.

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